A Ribatejo Invest esteve em Abrantes no dia 20 de janeiro na inauguração das novas instalações fabris da FC2TEC, que vão agora dar resposta às necessidades e intenções de crescimento da empresa, que mantém sede no Tramagal.
"As instalações fabris onde nos encontrávamos anteriormente, também em Abrantes, demonstraram-se obsoletas/insuficientes para o nível de produção que detínhamos e, ainda mais, para o nível de produção que pretendíamos atingir. A necessidade de determos as nossas próprias instalações (as anteriores eram alugadas) tornou-se cada mais notória desde o investimento e aquisição de novos equipamentos industriais como a Quinadeira e a Guilhotina", começaram por referir os sócios-gerentes da FC2TEC, António Ferreira e José Paulo Costa.
Para além disso, continuaram os empresários, "a FC2TEC pretendia aumentar a sua carteira de clientes, a capacidade de resposta na área das estruturas metálicas e expandir o seu negócio para mercados internacionais através da aquisição de máquinas e equipamentos automatizados, de forma a garantir um serviço eficiente e eficaz, diminuindo a dependência externa".
Questionados quanto à relevância dos mercados internacionais no âmbito deste investimento, os empresários responderam que a "todas as organizações pensam em crescer e a FC2TEC não é exceção". "Expandir o negócio para os mercados internacionais foi, de facto, um dos motivos que nos levaram a mudar de instalações, uma vez que conseguimos, com a nova unidade fabril, dar resposta de forma mais rápida às necessidades dos nossos clientes. Atualmente já prestamos serviços para clientes internacionais, nomeadamente em Itália, e esperamos prosperar ainda mais", revelaram António Ferreira e José Paulo Costa.
Com um investimento de 1 milhão de euros, financiado pelo Portugal 2020, as novas instalações resultaram na contratação de cinco novos colaboradores. "Devido ao acréscimo de equipamentos mais automatizados, a FC2TEC teve de contratar pessoas especializadas para o efeito. No início do ano corrente reforçámos a nossa equipa, devido à necessidade notória da procura dos serviços prestados e da internacionalização, tendo sido registado um número aproximado de 20 colaboradores, sendo que no ano de 2022 este número era em média 15", elencaram António Ferreira e José Paulo Costa.
Embora com algumas adversidades - "a pandemia; a oscilação de preços devido à guerra, nomeadamente no âmbito das matéria-prima e energia; e as dificuldades na contratação de mão-de-obra qualificada e especializada, não havendo um apoio por parte das entidades competentes para a formação e aposta na área metalomecânica" - o futuro da FC2TEC, asseguram os seus responsáveis, "é promissor". "No geral, o balanço é positivo e a inauguração das nossas instalações próprias é prova disso", afiançaram, revelando que "atualmente, temos já em vista a ampliação das atuais instalações e, resultado disso, é a aquisição de um segundo lote", cuja aquisição foi já aprovada pelo Município de Abrantes.
A nova ampliação é justificada pelos empresários pela necessidade de expansão da empresa através da construção de uma área de decapagem e metalização, um processo que consideram "essencial" à atividade da empresa e consequente aumento da carteira de clientes, mas também uma mais-valia para o território, dada a escassez deste tipo de serviços. Com esta ampliação, a empresa prevê a contratação de mais seis postos de trabalho.
De referir que estiveram presentes na inauguração da nova fábrica da FC2TEC, diversos convidados, entre eles o Presidente da Direção da NERSANT, Domingos Chambel, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, a Chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico do Município, Ana Paula Grijó, o Presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, Bruno Tomás e o Presidente da Junta de Freguesia de Tramagal, António José Carvalho.
__
A FC2TEC - Manutenção Industrial, Lda., fundada em 2016, dedica-se à fabricação de estruturas de construção metálicas e de fabricação de portas e manutenção industrial. Até 2020 estava instalada num pavilhão alugado na Zona Industrial Norte, mantendo a sua sede social na vila do Tramagal. Devido ao volume de trabalho existente, a empresa adquiriu então um lote no Parque Industrial de Abrantes (norte) ao abrigo do sistema municipal de incentivos à atividade económica. Em 2020 iniciou-se a obra de construção do pavilhão, agora inaugurado. A empresa já adquiriu novo lote para ampliação da nova fábrica.