O Open Day da Batata foi uma organização da Pelarigo em conjunto com a Porbatata - Associação da Batata de Portugal, o COTHN — Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, a Sociedade Agrícola Herdade das Malhadinhas e a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
Com acolhimento pelo Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Helder Esménio, pelo CEO da Pelarigo, Bruno Pelarigo e pelo Gerente da SAHM, Rodrigo Vinagre, o evento arrancou com a apresentação de João Militão e Quirina Amaro, da Pelarigo, das "Soluções Técnicas da Cultura da Batata".
O evento contou ainda com a dinamização de uma mesa redonda com o tema "A cultura da batata, do campo ao garfo", painel de debate que contou com a moderação de Nélia Silva da consultora Comunicland e com a intervenção de Vítor Paulino, do COTHN-CC e Sandra Pires, da Hidrosoph, sobre a importância da manutenção dos sistemas de rega no início da campanha e necessidades hídricas da cultura e de Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, que se centrou sobre as "perspetivas de mercado perante a inflação; Soluções para manutenção da oferta ao consumidor".
Realizou-se ainda uma apresentação empresarial / sessão de networking que contou com a participação da Adama; BASF; Belchim; Bioibérica; Ferm-o-feed; Herogra; Kubota; Sipcam; Syngenta; UPL; e Yara-Cadubal.
De acordo com a Pelarigo, o evento teve um balanço bastante positivo. "Acreditamos que este foi o primeiro passo de um grande projeto que visa a valorização da produção nacional bem como de todos aqueles que estão ligados ao setor agrícola", referiu a empresa, que aproveitou a ocasião para agradecer "a todas as empresas parceiras - COTHN-CC, Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, bombeiros, Porbatata e Sociedade Agrícola Herdade das Malhadinhas - que nos apoiaram na realização deste evento, que tanto prestigiou a fileira da batata".
Com sede em Foros de Salvaterra, a Pelarigo é uma empresa vocacionada para a importação, exportação e comércio a retalho de produtos/artigos para a agricultura/jardinagem, assim como transformação, preparação, importação, exportação, comércio por grosso e conservação de batatas.
O comércio a retalho e por grosso de outros produtos agrícolas, a transformação, preparação e conservação de frutos e produtos hortícolas são também o foco de atuação da Pelarigo, no entanto a empresa também comercializa ferramentas e produtos para a bricolage, utilitários domésticos e ferragens.
A comercialização de utensílios, de máquinas agrícolas e materiais e equipamentos para rega, assim como canalizações e drenagens fazem parte da área de atuação da Pelarigo, como a consultoria técnica agrícola e a prestação de serviços para a agricultura e sistemas de escoamento de produção agrícola.
Posteriormente a Pelarigo iniciou a comercialização - venda a retalho e revenda - de adubos, fertilizantes, fitofarmacêuticos, e afins, de rações para animais, cereais em grão ou moídos, plantas agrícolas, ornamentais e sementes. Mais recentemente e devido às dificuldades que os agricultores enfrentam em escoar os seus produtos, a Pelarigo alargou os seus serviços de comercialização de Produtos Horto Industriais.