Micronipol adquirida pela Veolia Portugal

Micronipol adquirida pela Veolia Portugal
Desenvolvimento Regional
Foto: Micronipol

A Veolia Portugal concluiu no dia 31 de maio, o processo de aquisição de 100% da Micronipol, empresa de Ourém especializada na Reciclagem de Polímeros, aos fundos geridos pela Explorer Investments, empresa de capital de risco portuguesa.

De acordo com a Veolia Portugal, esta aquisição alinha-se perfeitamente com o novo programa estratégico "GreenUp" 2024-2027 da Veolia, que visa acelerar a transformação ecológica, para combater a poluição, a escassez de recursos essenciais e apoiar as cidades e as indústrias na descarbonização das suas atividades. Em particular, a aquisição vem reforçar a presença da Veolia em Portugal no setor dos resíduos, onde hoje já desenvolve atividades de recolha, transporte, reciclagem e valorização de resíduos, acrescentando agora a vertente da reciclagem de plásticos.

"A aceleração e a implementação em larga escala da reciclagem de plástico é uma prioridade de investimento para o Grupo Veolia para os próximos anos, contando já hoje com mais de 40 centros de reciclagem, na sua rede mundial Plastiloop. A integração da Micronipol que hoje se concretiza vai permitir-nos colocar Portugal também no mapa desta rede e assim acelerar a economia circular do plástico no nosso país, com benefícios para a descarbonização das nossas indústrias", afirma José Melo Bandeira, CEO da Veolia Portugal.

A Micronipol, presente no setor há mais de 20 anos, produz anualmente cerca de 20 mil toneladas de plástico reciclado de alta qualidade, a partir de resíduos de plástico industriais e domésticos, que são reintroduzidos nas cadeias produtivas de várias indústrias, contribuindo para reduzir o consumo de matérias-primas virgens.

"Estamos muito orgulhosos por poder contar a partir de hoje com a Micronipol no nosso Grupo. É reconhecida a sua larga experiência e a grande qualidade do plástico reciclado que produz. Com a Micronipol alargamos o espectro da nossa atuação na cadeia de valor dos resíduos de plástico. Mas mais importante ainda, aliando a excelência da Micronipol à experiência e competências do Grupo Veolia na área da reciclagem do plástico, reforçamos o nosso contributo para uma efetiva e sustentável economia circular do plástico em Portugal", salienta José Melo Bandeira.

A aquisição da Micronipol pela Veolia Portugal à empresa de capital de risco portuguesa foi validada pela Autoridade da Concorrência a 30 de abril, tendo deliberado que "a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional".

No processo de aquisição que agora se conclui, a Veolia Portugal contou com a assessoria das equipas da Abreu Advogados (legal e due diligence) e da PWC (M&A Advisory e due diligence). A Explorer Investments, por seu lado, foi assessorada pela Arcano, KPMG e PLMJ.

A Micronipol

Fundada em 2000 e localizada na Freixianda, concelho de Ourém, a Micronipol é uma empresa de reciclagem de resíduos de polietileno e polipropileno, produzindo granulado de plástico reciclado, que é a matéria-prima para outras indústrias fabricarem produtos como tubagem para a construção civil ou para a agricultura, embalagem de detergentes, sacos de plástico, colchões, autoclismos, tela asfáltica ou pequenas peças plásticas como vasilhame, caixas ou contentores. Em 2021, a Explorer Investments entrou no capital da empresa num projeto de investimento e desenvolvimento que passou pela profissionalização da equipa de gestão, o aumento da capacidade produtiva, a internacionalização da base de clientes, o investimento no tratamento e qualidade da água e, mais recentemente, o aumento da independência energética através da instalação de um parque solar. A 31 de maio, 100% do capital da Micronipol passa a ser detido pela Veolia Portugal, passando a Micronipol a integrar o Grupo Veolia e uma rede mundial com mais de 40 centros de reciclagem de plástico em todo o mundo.

Notícias Relacionadas: