A primeira sessão contou com a presença de 17 líderes de empresas da região, que terão ao longo dos próximos 8 meses a oportunidade de participar em 106 horas de formação especializada. O programa é composto por 60 horas de formação em áreas-chave da digitalização, maioritariamente à distância, e 46 horas dedicadas à criação de Planos de Ação de Transformação Digital para implementação nos respetivos negócios. O programa contempla ainda a realização de dois workshops temáticos de forma complementar à formação, proporcionando momentos de discussão e partilha de experiências entre os participantes.
A formação no âmbito do Líder+Digital é assegurada pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém (ISLA Santarém) e o Instituto Politécnico de Santarém (IPS), parceiros do projeto. O mesmo dirige-se a todos os profissionais com responsabilidades de liderança (empresários, gestores, diretores, chefes de serviços, entre outros), sendo a participação totalmente gratuita quer para o colaborador da empresa participante, quer para a empresa.
Este será apenas o primeiro de vários grupos de formação a trabalhar a transição digital. A abertura de novos grupos de formação para a criação e implementação de Planos de Ação de Transição Digital acontece em contínuo, estando a Direção de Formação e Qualificação da associação disponível para esclarecer e registar o interesse dos interessados, através dos contactos dfq@nersant.pt ou 249 839 505. O próximo grupo de formandos inicia os trabalhos a 08 de outubro.
Neste momento, a associação está a realizar uma ronda de seminários de apresentação do projeto Líder+Digital em todo o distrito. Para além das sessões já concretizadas em Santarém, Torres Novas, Benavente, Ourém, Abrantes, Cartaxo e Alcanena, estão ainda previstas ações de informação do projeto em Tomar (08 de outubro), Rio Maior (10 de outubro) e Mação (15 de outubro), com inscrição gratuita no portal da NERSANT, em https://nersant.pt/agenda/.
De referir que a medida Líder+Digital é um programa de apoio à liderança que visa melhorar a produtividade e competitividade das organizações, reforçando as competências digitais dos gestores e quadros dirigentes, enquanto atores fundamentais da tomada de decisão estratégica e operacional das organizações. Sem custos para os participantes, a medida é financiada pelo PRR, no âmbito do investimento TD-C16-I01 - Empresas 4.0: Capacitação digital das empresas Medida 02 "Emprego+Digital 2025". Podem participar empresas, entidades da economia social e associações empresariais.