De acordo com a Magos IS, "o ensaio decorreu numa parcela de quatro hectares, propriedade do agricultor José Gaga, e está inserido numa rotação de culturas com milho, tomate, azevém e trevo". O arroz, informou a empresa, "foi instalado por sementeira enterrada e o delineamento do ensaio foi adaptado ao sistema de rega existente na parcela, aproveitando-se todo o sistema de bombagem e filtragem. A fita de rega utilizada foi a T-Tape 508 de 16 mm, do fabricante Rivulis, instalada com 1 m de distância entre linhas de rega, espaçamento de 30 cm entre gotejadores e débito de 1L água/hora. A manga de rega é plana em PVC flexível, modelo Monoflaf L, do fabricante Heliflex".
"A variedade semeada foi a Teti, um arroz carolino desenvolvido e comercializado pela Lusosem, que também assegurou o programa de controlo de infestantes com o herbicida da gama Rinskor Active, Agixa da Corteva, continuou a Magos IS, acrescentando ainda que a "fertilização da cultura foi realizada através da fita de rega com o adubo líquido Nutrifluid IMPULSE POWER da gama mais tecnológica da ADP Fertilizantes. A inovadora tecnologia eON presente nos fertilizantes Nutrifluid Impulse, funciona como um impulsor energético, reduzindo a energia necessária para a absorção dos nutrientes; otimizando o balanço energético nas reações de biossíntese das proteínas e melhorando a capacidade das folhas em captar a energia solar.
No evento, fez saber ainda a Magos IS, "foi opinião unânime que a cultura apresenta um excelente desenvolvimento", prevendo-se que "o resultado final sejam muito bom".
De referir que a Magos Irrigation Systems, de Salvaterra de Magos, tem como missão a valorização da produção agrícola, através de soluções globais de rega que aumentam a rentabilidade dos agricultores.