171 empresas do distrito galardoadas com o Estatuto PME Excelência 2023

171 empresas do distrito galardoadas com o Estatuto PME Excelência 2023
Desenvolvimento Regional
Foto: IAPMEI

Um total de 4.136 empresas, representativas dos vários setores de atividade, foram distinguidas com o estatuto PME Excelência 2023. 171 destas empresas têm sede no distrito de Santarém, representando um volume de negócios de cerca de 794 milhões de euros. No ranking destacam-se os concelhos de Ourém e Santarém.

O IAPMEI, em parceria com o Turismo de Portugal e diversos bancos parceiros, reconhece anualmente o mérito e contributo das PME para a economia portuguesa através da atribuição do selo PME Líder, sendo que as empresas com melhores desempenhos deste universo são posteriormente selecionadas para receber o selo PME Excelência, num justo reconhecimento do seu mérito e do seu contributo para os resultados da economia que lhes confere condições acrescidas de visibilidade.

No total, foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência um total de 4.136 empresas, representativas dos vários setores de atividade, responsáveis por 132.973 postos de trabalho. No distrito de Santarém, há 171 empresas distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2023, que representam cerca de 794 milhões de euros de volume de negócios. Com mais 20 estatutos do que o ano passado, esta edição dos Estatutos PME Excelência apresentou, na região, 128 renovações e 43 novas adesões.

À semelhança da última edição, os concelhos de Ourém e Santarém voltaram a ser os que mais empresas PME Excelência apresentaram: Ourém conseguiu 47 empresas distinguidas e Santarém, 23. O terceiro lugar do pódio é ocupado por três concelhos: Benavente, Salvaterra de Magos e Torres Novas, com 13 empresas distinguidas em cada um. Segue-se os concelhos de Rio Maior (10), Ferreira do Zêzere (8), Almeirim e Tomar (7 em cada território), Abrantes (6), Entroncamento (5), Cartaxo (4), Chamusca e Alcanena (3 em cada concelho), Alpiarça e Coruche (2 em cada concelho), e, por fim, Constância, Golegã, Mação, Sardoal e Vila Nova da Barquinha (uma empresa distinguida em cada concelho).

De acordo com a análise do IAPMEI, destacam-se, no distrito de Santarém, o setor do Comércio (32,16%) e Indústria (24,56%). A distribuição por setor prossegue com a Construção e Imobiliário (12,87%), Serviços (12,28%), Agricultura e Pescas (10,53%), Turismo (5,85%) e Transportes (1,75%).

Notícias Relacionadas: