NERSANT e Município de Alcanena promovem conferência sobre o futuro da habitação e o mercado imobiliário nacional

NERSANT.IMO.2025 Alcanena dia 21 de maio na Startup Alcanena

NERSANT e Município de Alcanena promovem conferência sobre o futuro da habitação e o mercado imobiliário nacional
Desenvolvimento Regional
Foto: NERSANT

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, em parceria com a Câmara Municipal de Alcanena, organiza no próximo dia 21 de maio, a conferência "O m2 MAIS CARO DA EUROPA: E AGORA?", integrada no encontro imobiliário NERSANT.IMO.2025 Alcanena, que se realiza nas instalações da Startup Alcanena, a partir das 10:00. Este encontro pretende ser um espaço privilegiado de reflexão, partilha de conhecimento e promoção de soluções concretas para um dos temas mais prementes da atualidade em Portugal: o acesso à habitação e o papel estratégico do setor imobiliário no desenvolvimento dos territórios.

É já no próximo dia 21 de maio que a NERSANT organiza a 2.ª edição do encontro imobiliário na região. Esta edição - NERSANT.IMO.2025 Alcanena - é coorganizada pelo Município de Alcanena na Startup Alcanena, onde vai decorrer o encontro que reunirá, num espaço de exposição, empresas, investidores, técnicos, organismos públicos e potencial público interessado em conhecer as tendências do setor e o mercado disponível, em especial no distrito de Santarém.

O ponto alto deste encontro, que abre portas às 09:30, acontece às 10:00, com a realização da conferência "O m2 MAIS CARO DA EUROPA: E AGORA?", que pretende promover a discussão em redor das políticas de habitação, do funcionamento do mercado de habitação e a sua articulação com o território urbano, conjugando diferentes visões, perspetivas e conhecimento.

Com inauguração às 10:00 pelo Presidente da Direção da NERSANT, António Pedroso Leal, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Anastácio, a manhã de trabalhos prossegue com uma primeira intervenção às 10:20, dedicada ao tema "O Impacto da Nova Lei dos Solos na Habitação: Mudanças nos Territórios", que permitirá analisar as alterações introduzidas por este novo enquadramento legal e os seus reflexos na organização do território e no acesso à habitação. Às 11:30, será debatida a temática da "Construção Industrializada", com foco nas oportunidades que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) oferece para modernizar e tornar mais eficiente o setor da construção.

Após uma pausa para almoço às 12:30, os trabalhos retomam às 14:00 com o painel "O Futuro do Imobiliário: Estratégias de Investimento e Financiamento", onde serão discutidas novas abordagens ao financiamento habitacional, tendências do setor e perspetivas de desenvolvimento sustentável. Segue-se, às 14:55, um debate centrado nos desafios da habitação e nas respostas que os municípios estão a implementar para garantir condições de vida dignas e acessíveis à população. A moderação dos painéis será assegurada por Rui Serrano, arquiteto de profissão e Vice-Presidente da Direção da NERSANT, encerrando a conferência pelas 16:00.

A participação na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia no portal da NERSANT em https://nersant.pt/agenda/. Para mais informações, os interessados devem contactar a Direção de Associativismo da associação através dos contactos da@nersant.pt ou 249 839 507 (chamada para a rede fixa nacional).

Notícias Relacionadas: