Na sessão de abertura, João Dotti, CEO da Magos S.A., sublinhou o compromisso da empresa com a disseminação de conhecimento técnico e estratégico sobre a utilização eficiente da água em culturas permanentes. Referindo-se à "Estratégia Água que Une", destacou que "a iniciativa privada deve ter uma palavra a dizer no futuro e no financiamento da gestão da água em Portugal, porque o Estado não pode fazer tudo".
O colóquio foi estruturado em três mesas-redondas, que proporcionaram uma análise aprofundada dos desafios e oportunidades das culturas do olival e do amendoal, com foco nas práticas de regadio.
A I Mesa-Redonda "O Futuro das Culturas de Olival e Amendoal", moderada por Pedro Santos, da Consulai, antecipou tendências de crescimento na área de olival, com destaque para os sistemas de produção em sebe, enquanto no amendoal se perspetiva a reconversão para variedades mais adaptadas aos solos e clima locais. Foram também abordadas previsões de estabilização dos preços da amêndoa e do azeite e analisados os dados que "apontam para um crescimento da área de olival de 71.045 hectares (2023) para 74.059 hectares (2024), enquanto o amendoal sofreu uma ligeira retração, no perímetro de rega de Alqueva".
A II Mesa-Redonda teve como tema "Emissores de Rega para Olival e Amendoal". Com moderação de Pedro Guerra, da Magos S.A., esta sessão contou com a participação de fabricantes de sistemas de rega, que apresentaram tecnologias inovadoras para uma distribuição de água mais eficiente e sustentável nestas culturas intensivas.
A III Mesa-Redonda - "Estratégia Água que Une" - moderada por Nélia Silva, da Comunicland, representantes de entidades gestoras do regadio público apresentaram as suas visões sobre o plano nacional "que prevê 5 mil milhões de euros de investimento até 2030". O objetivo passa por garantir uma gestão mais eficiente, resiliente e inteligente da água, tanto para a agricultura como para o abastecimento urbano. O evento terminou com um almoço volante no stand da Magos S.A., promovendo o convívio e a troca informal de ideias entre os participantes.

