De acordo com o Município, entre 2021 e 2023, o número de empresas com sede em Rio Maior aumentou de 2.391 para 2.684, ou seja, mais 293 empresas num período de apenas dois anos. Em igual período, o volume de negócios cresceu mais de 178 milhões de euros, passando dos 758 milhões em 2021 para 936 milhões de euros em 2023. Também as exportações evoluíram positivamente, com um aumento de 13 milhões de euros entre 2021 e 2023, atingindo os 125 milhões de euros em 2024. Já o Valor Acrescentado Bruto (VAB) das empresas registou uma subida significativa, de 196 milhões de euros para 261 milhões.
No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, sublinhou que estes indicadores são reflexo de um trabalho contínuo de apoio ao investimento e de promoção do crescimento económico. Destacou a localização estratégica do concelho, entre os eixos A1 e A8, e referiu a aposta municipal em programas como o RM Invest e o Espaço Empresa de Rio Maior, bem como na requalificação das infraestruturas de apoio à atividade económica, como a Zona Industrial, o Parque de Negócios, a obra na EN 114 e o futuro Parque de Pesados. Para o autarca, estes resultados representam "orgulho e sentido de dever cumprido", demonstrando que a estratégia de atratividade e proximidade aos empresários está a dar frutos.
A Gala Empresarial, além de celebrar os bons resultados da economia local, teve como missão reconhecer e valorizar o percurso de empresas e empresários que se distinguiram ao longo do último ano. A seleção dos premiados esteve a cargo de um júri composto por António Pedroso Leal, Presidente da Direção da NERSANT, José Vale, diretor de Empreendedorismo e Inovação no IAPMEI, Maria João Botelho, coordenadora da equipa técnica da APRODER, Miguel Pacheco, administrador da DESMOR, e Sérgio Cardoso, diretor da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém.
Foram atribuídas distinções a empresários e empresas de diferentes setores, pelo seu dinamismo, inovação, impacto económico e social, inclusão, sustentabilidade e percurso profissional.
Na edição de 2025 da Gala, foram distinguidos Anabela Seabra, da empresa BIO4ALL, pelo Prémio Empreendedorismo; a empresa Party&Beach, Lda., como Startup do Ano; Fábio Miguel Dias Morgado, da EXTINRIO, Lda., com o Prémio Jovem Empresário; a empresa Sibelco Portuguesa, Lda., com o Prémio Sustentabilidade Ambiental; a Nobre Alimentação, Lda., com o Prémio Inclusão Social; Joana Castelo, da FISIRIO, com o Prémio Mulher Empresária; Rui Pedra, da World of Natural Stone, S.A., com o Prémio Empresa Exportadora; a Planície Verde - Sociedade Agrícola, Lda., com o Prémio Dinâmica Empresarial; a SIFUCEL - Sílicas, S.A., com o Prémio Empresa Investidora; e Joaquim António Ferreira Pederneira, da Assentimóvel, com o Prémio Carreira Empresarial.
A iniciativa consolidou-se assim como um momento alto de reconhecimento público e de reforço da identidade empresarial do concelho.
A NERSANT congratula o Município de Rio Maior pela realização da Gala e pela valorização contínua do seu ecossistema económico, e saúda todos os empresários distinguidos, cujo exemplo reflete a força, o talento e a capacidade empreendedora da região.