O projeto, conduzido por uma família com várias gerações ligadas à agricultura, representa um marco para o setor e para a região. Aliando sustentabilidade, qualidade e inovação, o novo lagar posiciona-se como uma mais-valia não só para a Agri-Mendes, mas também para o desenvolvimento agrícola e económico do concelho de Santarém.
Durante a inauguração, aberta ao público e que contou com clientes, amigos e comunidade local, foi sublinhado o caráter estratégico deste investimento para afirmar Santarém como verdadeira capital agrícola de Portugal.
Para João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, este é "um projeto exemplar que combina tradição e inovação, sustentabilidade e qualidade, um verdadeiro impulso para o setor e um sinal claro de confiança no futuro da agricultura nacional. Uma família que todos respeitamos, várias gerações envolvidas, é uma empresa que promove muito valor acrescentado no nosso concelho".
A inauguração do novo lagar da Agri-Mendes confirma o compromisso da empresa com a valorização dos produtos locais, a modernização do setor e a criação de riqueza a partir da terra, contribuindo de forma decisiva para a dinamização do mundo rural e para a afirmação da agricultura portuguesa.
Fundada em 1968, a Agri-Mendes é situa-se em Comeiras de Baixo, Santarém, exercendo a sua atividade em todo o país na área dos azeites e na área agrícola. Este novo lagar, com capacidade de processamento de 500 toneladas de azeitonas por dia, prima pela inovação tecnológica e sustentável, onde toda a produção é movida a energia solar, desde a limpeza da azeitona ao engarrafamento.