A proximidade geográfica entre estas duas localizações permitirá uma gestão integrada das operações e ganhos de eficiência, numa estratégia que visa consolidar a posição da empresa no sul da Europa. Segundo a Soprema, este investimento vai traduzir-se num aumento da capacidade produtiva, apoiando o crescimento nos mercados internacionais e reforçando a liderança da marca em soluções técnicas para a construção.
O projeto insere-se num plano mais amplo de modernização e expansão industrial, que privilegia a sustentabilidade e a valorização da produção local, em linha com as atuais exigências ambientais e energéticas do setor.
Mais detalhes sobre este investimento estratégico serão revelados ao longo do desenvolvimento da iniciativa, que promete contribuir de forma significativa para o dinamismo económico da região do Ribatejo.
Para Pedro Miguel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, este investimento representa "um bom hábito" que o concelho tem vindo a consolidar: a captação de projetos industriais de grande escala.
"Um investimento de muitos milhões que vai criar trabalho especializado e bem remunerado. (...) Durante meses estive calado sobre a identidade do promotor por questões de respeito e ética. Agora que eles divulgaram já o posso dizer também, por isso hoje é um dia feliz e congratulo-me com a decisão da Soprema de realizar um investimento de grande escala no nosso concelho", afirmou.
O autarca sublinhou ainda que este projeto irá criar várias centenas de postos de trabalho diretos e indiretos, reforçando a atratividade do concelho para empresas que valorizam inovação, sustentabilidade e responsabilidade social.
Pedro Miguel Ribeiro destacou também a confiança que grandes grupos internacionais depositam na região. "A instalação da Soprema em Almeirim é um sinal claro da confiança que grandes grupos internacionais depositam na nossa região, nas suas infraestruturas, na sua localização estratégica e no seu capital humano. A Soprema é uma empresa francesa gerida por uma família com visão de longo prazo, que fatura mais de 5 mil milhões de euros por ano".
Com o terreno já adquirido e os projetos em desenvolvimento, prevê-se que a nova unidade industrial da Soprema em Almeirim seja uma realidade em 2027, reforçando de forma decisiva o dinamismo económico do Ribatejo.
De referir que a Soprema é uma multinacional de referência na fabricação de soluções para impermeabilização, isolamento térmico e acústico, presente em mais de 90 países. Com mais de 150 fábricas e 300 linhas de produção em todo o mundo, a empresa aposta fortemente na inovação e sustentabilidade para oferecer produtos de elevada performance. Com uma faturação global superior a 5 mil milhões de euros, a Soprema contribui ativamente para a construção de edifícios mais eficientes e ambientalmente responsáveis.

