Sugal investe 49 milhões na eficiência energética das fábricas de Benavente e Azambuja

Sugal investe 49 milhões na eficiência energética das fábricas de Benavente e Azambuja
Desenvolvimento Regional
Foto: Sugal Group

A Sugal, dona da marca Guloso, anunciou um investimento de 49 milhões de euros nas suas duas unidades de produção em Portugal - localizadas em Benavente e na Azambuja - com o objetivo de reforçar a eficiência energética e reduzir de forma significativa as emissões de CO2. O projeto é financiado em 50% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e enquadra-se na estratégia de sustentabilidade 2022-2030 do grupo.

Segundo noticiou o Jornal de Negócios (10 de setembro de 2025), este investimento, apresentado durante a campanha do tomate - o período de maior atividade industrial da empresa -, é considerado "estruturante" e insere-se num plano global de 100 milhões de euros que a Sugal está a executar em Portugal, Espanha e Chile.

Entre as medidas destacam-se a instalação de uma caldeira de biomassa na fábrica de Benavente - descrita pelo CEO João Ortigão Costa como a primeira do género na indústria do tomate a nível europeu - e a introdução de equipamentos de alta tecnologia energeticamente eficientes na unidade da Azambuja, igualmente pioneiros na Europa.

Com estas iniciativas, a Sugal pretende reduzir até 40% das emissões atuais de CO2 nas suas operações em Portugal até 2030. No entanto, com o apoio do PRR, a empresa antecipa atingir essa meta já em 2026, quatro anos antes do previsto.

A estratégia de sustentabilidade do grupo inclui ainda o compromisso de garantir que 100% da energia elétrica consumida tem origem em fontes renováveis, além de medidas ligadas à redução do consumo de água e ao aumento da circularidade das embalagens. De acordo com a empresa, mais de 80% do plano global de 100 milhões de euros já está executado.

Notícias Relacionadas:

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, exibir conteúdos e anúncios personalizados, disponibilizar funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego do nosso website. Também partilhamos informações sobre a sua utilização do nosso website com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise de tráfego.