ETSA ProHy: nova unidade industrial de 20 milhões de euros em Coruche

A ETSA ProHy, nova unidade fabril do Grupo Semapa, iniciou oficialmente, a 19 de setembro, a sua atividade em Olheiros, São José da Lamarosa (Coruche), representando um investimento de cerca de 20 milhões de euros. O projeto, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com 6,5 milhões de euros, afirma-se como um marco na bioeconomia nacional, combinando inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e compromisso social.

Desenvolvido pelo Grupo Semapa, através da ETSA - pilar Ambiente, o projeto ProHy representa uma plataforma tecnológica inovadora, atualmente em processo de patenteamento, que transforma subprodutos de origem animal em proteína hidrolisada de elevada qualidade, gordura e frações minerais. Estes produtos encontram aplicação em setores de elevado valor acrescentado, como o petfood premium, a aquacultura e a farmacêutica veterinária.

O processo produtivo da nova unidade é 100% natural e livre de químicos, resultando em significativos ganhos ambientais e económicos. A tecnologia permite reduzir até 90% das emissões face ao envio para aterro, promovendo uma utilização mais eficiente dos recursos e contribuindo para o cumprimento das metas nacionais de descarbonização.

A ETSA ProHy é apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6,5 milhões de euros de financiamento, e nasce em Coruche como modelo piloto escalável, com potencial para futuras replicações industriais. O projeto prevê ainda a criação de emprego qualificado e uma forte vocação exportadora, com mercados-alvo na Europa, Estados Unidos e Ásia.

Com esta nova unidade, Coruche afirma-se como território atrativo para a inovação sustentável e para o investimento industrial de base tecnológica, reforçando o seu papel no contexto da transição verde e da economia circular em Portugal.

A cerimónia de inauguração contou com as intervenções de José Augusto Santos, CEO da ETSA, Ricardo Pires, CEO da Semapa, Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR e Susana Pombo, Presidente da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, para além da presença do, à data, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira.

"Este investimento é motivo de orgulho para Coruche, não só pelo contributo para a inovação e a sustentabilidade, mas também pelo impacto económico, social e ambiental que projeta o concelho no mapa da transição verde e da economia circular, em concordância com uma estratégia municipal de captação de atividade económica de valor acrescentado", referiu o autarca, que foi substituído nestas eleições autárquicas por Nuno Azevedo (PS).

De referir que, na cerimónia de inauguração, a ETSA, em vez de distribuir as tradicionais lembranças pelos convidados, transformou a presença de cada participante num gesto solidário, doando 2.700 euros à Associação Amigos dos Animais, de Coruche, contributo que reflete o compromisso do Grupo com o planeta, a natureza e os animais, em linha com a sua missão de "transformar o que já não tem valor em algo que gera vida".

Notícias Relacionadas:

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, exibir conteúdos e anúncios personalizados, disponibilizar funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego do nosso website. Também partilhamos informações sobre a sua utilização do nosso website com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise de tráfego.