Organizados pela SPIRA e pelo Património.pt, os Prémios Património Ibérico distinguem boas práticas no setor do património cultural em Portugal e Espanha, premiando iniciativas com relevância e impacto excecionais nos últimos três anos. Nesta terceira edição, o prémio registou mais do dobro das candidaturas face à anterior, refletindo o crescente interesse pela inovação cultural e patrimonial na Península Ibérica.
O júri internacional, composto por Margarida Alçada, Enrique Saiz e Justin Albert, selecionou três finalistas em cada categoria, que tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos publicamente durante a AR&PA - Bienal Ibérica do Património Cultural 2025, em Sintra, nos dias 4 e 5 de dezembro.
VPlay® é um recurso didático para todas as idades, um produto lúdico, cultural, turístico e educacional que pode ser usado numa viagem, nas escolas, em lares ou em casa. O projeto de identidade territorial abrange diversas experiências com base em 5 V’s: viajar, ver, viver, vir e voltar. Despertar os cinco (V) sentidos e motivar o conhecimento do património e a inteligência emocional de uma forma divertida, através de cenários e personagens criados para todo o tipo de património.
Para mais informações sobre o projeto VPlay®, os interessados podem consultar o portal da Napperon, em https://napperon.pt/projetos/vplay. Os restantes premiados do Prémio Património Ibérico 2025 podem ser conhecidos em www.patrimonio.pt/premiospatrimonio2025.

