Com a implementação da NIS 2, muitos setores confrontam-se com a necessidade do cumprimento das suas obrigações legais no âmbito da cibersegurança. Por via disso, segurança digital deixou de ser apenas um tema técnico e passou a integrar um desafio estratégico e transversal a todas as organizações.
Com o objetivo de prestar esclarecimentos às empresas, a NERSANT e a SGS vão realizar duas sessões de esclarecimento presenciais, com o objetivo de proporcionar aos participantes uma experiência prática e imersiva para enfrentar desafios de cibersegurança, capacitando as empresas para o reforço da sua resiliência digital.
O objetivo dos workshops é colocar os participantes a refletir sobre questões críticas, nomeadamente a forma como os seus colaboradores reagiriam perante um ciberataque ou uma tentativa de fraude online e como irão trabalhar em conjunto para debelar essas ameaças.
As sessões vão decorrer entre as 09:00 e as 13:00, no dia 28 de janeiro, na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo em Tomar, e na Startup Santarém, em Santarém, no dia 4 de fevereiro.
Rui Serrano, Presidente da Direção da NERSANT e António Dias, North Region Manager da SGS fazem o acolhimento aos participantes em cada um dos seminários, seguindo-se as intervenções técnicas dos oradores, com Sérgio Ferreira, Coordenador do Digital Trust Lab da SGS, a inaugurar as intervenções com o tema "NIS2 - Novos Desafios", seguindo-se a realização de uma sessão de aprendizagem prática e imersiva com incidência na gestão de crise cibernética e na identificação e prevenção de ataques.
O programa integra ainda a realização de uma mesa redonda com o tema "Transformação digital: Estratégias e desafios da NIS 2", com moderação de Joana Grácio, Branch Manager da Data CoLAB e a participação de André Grilo, da QNOVA, e de uma empresa da região.
No final de cada um dos workshops, será realizado um sorteio de análise de vulnerabilidades a 10 entidades participantes, num serviço que será prestado pela equipa de Digital Trust Lab (DTL) da SGS.
De referir que a realização destes seminários é financiada pela União Europeia, ao abrigo do PRR, e conta com o apoio da Exploretime - Sistemas de Informação e Comunicação, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, da QNOVA e da Data CoLAB.
Para informações adicionais ou em caso de dúvida, os interessados podem contactar a Direção de Associativismo (DA) da NERSANT, via email ou telefone através dos contactos da@nersant.pt ou 249 839 507 (chamada para a rede fixa nacional).
A inscrição nos seminários é totalmente gratuita, devendo ser realizada no portal da NERSANT, em https://nersant.pt/agenda/.

