A Ministra tomou em consideração que, apesar da taxa de desemprego ter recuado para 6,1% no segundo trimestre de 2024, o desemprego jovem (22%) continua a ser muito superior à taxa registada no geral da população. Isso suscita a necessidade de mais medidas para reter talento, apostando na geração que é o futuro de Portugal.
Como tal, foi aprovado o programa +Talento, destinado a jovens desempregados qualificados. Este programa apoia estágios profissionais e dá incentivos financeiros à contração de jovens qualificados, sem termo, com remuneração não inferior à de um licenciado na carreira geral de técnico superior na Administração Pública. O +Talento pretende financiar 15.000 estágios e apoiar 2.500 contratos.
Foi ainda apresentado o programa +Emprego, que apoia financeiramente a contratação sem termo de desempregados inscritos no IEFP. Este apoio, a que pode aceder qualquer desempregado após estar inscrito no IEFP há três meses consecutivos, fica disponível para jovens logo que se inscrevem, facilitando a sua integração no mercado de trabalho. O +Emprego pretende apoiar 20.000 contratos.
Foi também apresentado o Iniciar, um programa que apoia estágios profissionais destinado sobretudo aos jovens, pretendendo facilitar a sua entrada no mercado de trabalho. O programa tem como meta financiar 6.500 estágios.