De acordo com o terceiro relatório anual sobre o MRR, publicado esta quinta-feira, a Comissão Europeia tem apoiado a execução plena e atempada dos planos dos Estados-Membros através de processos mais simplificados e reforçou ainda mais a transparência e os mecanismos de proteção dos interesses financeiros da União Europeia.
Com 650 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos, o MRR é um impulsionador crucial de investimentos e reformas ambiciosas em todos os Estados-Membros, em iniciativas que promovem a transição verde e digital e reforçam a resiliência e a competitividade da UE.
Desde a sua criação, o Mecanismo de Recuperação e Resiliência mobilizou mais de 82 mil milhões de euros em investimentos para apoio direto às empresas. Estão em curso mais de 900 reformas para reduzir a burocracia e acelerar processos empresariais, por exemplo a obtenção de autorizações e licenças, ajudando a tornar a indústria da UE mais competitiva. O apoio do MRR permitiu evitar 34 milhões de megawatt/hora de consumo de energia, tendo possibilitado que mais de 11,8 milhões de pessoas participassem em ações de educação e formação e 9,8 milhões de pessoas beneficiassem de medidas de proteção contra catástrofes relacionadas com o clima.
A Comissão, os Estados-Membros e todas as partes interessadas, juntamente com o Parlamento Europeu e o Conselho, trabalharam em estreita colaboração para alcançar estes resultados.