Já está aberto o prazo para apresentar projetos para a 5.ª Edição do Programa TalentA. Segundo dados do Ministério da Agricultura e das Pescas, apenas 33% das mulheres lideram projetos agrícolas. Para assegurar o futuro do meio agrícola em Portugal é essencial apostar na participação das mulheres.
Uma iniciativa que desde 2020, e após 4 edições, regressa com a ajuda das empresas organizadoras, Corteva Agriscience e CAP, para encontrar novos projetos a promover através de apoio financeiro, formação, aconselhamento e visibilidade. Tal como na edição anterior, e em resposta aos desafios que o meio rural enfrenta e à necessidade de conseguir uma maior incorporação das mulheres no setor agrícola, a vencedora receberá uma contribuição financeira: o projeto vencedor receberá um prémio de 5.000 euros.
Em Portugal o programa já premiou 12 empreendedoras rurais que viram os seus esforços reconhecidos e receberam apoio para preparar o caminho para as mulheres nas zonas rurais. Os principais critérios de avaliação dos projetos são: a luta contra o despovoamento, o impacto ambiental, económico e social na zona onde se desenvolve ou a inovação e a transformação digital. O programa, que foi replicado noutros países onde a Corteva está presente, já capacitou mais de 1200 mulheres de 9 nacionalidades diferentes.
As interessadas podem submeter os seus projetos até 31 de janeiro. Para mais informações, visite o site oficial www.programatalenta.pt ou entre em contacto através do e-mail talenta@cap.pt.