Podem candidatar-se projetos que tenham recebido cofinanciamento da União Europeia no âmbito dos Programas Portugal 2020 ou Portugal 2030, desde que tenham sido iniciados e concluídos entre 31 de janeiro de 2014 e 31 de outubro de 2024 para o Portugal 2020, ou entre 1 de janeiro de 2021 e 31 de outubro de 2024 para o Portugal 2030.
Os prémios estão divididos em cinco categorias temáticas:
Portugal + inteligente: para investimentos em investigação e inovação, digitalização, competitividade e internacionalização das empresas, competências para a especialização inteligente, transição industrial e empreendedorismo.
- Portugal + verde: para projetos orientados para a transição verde, eficiência energética, energias renováveis, inovação, economia circular e mobilidade sustentável.
- Portugal + conectado: dedicada a projetos que potenciem a mobilidade de pessoas e bens, bem como a qualificação dos territórios, garantindo a sua atratividade e competitividade.
- Portugal + social: para projetos que apoiem a melhoria das qualificações da população, igualdade de acesso aos cuidados de saúde, promoção do emprego de qualidade e inclusão social.
- Portugal + próximo dos cidadãos: para projetos relacionados com o desenvolvimento a nível local, que promovam a coesão social e territorial e o desenvolvimento urbano sustentável.
Além destas, existe ainda a categoria Escolha do Público, permitindo ao público votar no projeto finalista que considere mais relevante.
O processo de seleção inclui a avaliação das candidaturas pelo júri até 11 de abril, atendendo aos critérios de avaliação da Coesão, Impacto, Inovação, Sustentabilidade, Cidadania e Transferibilidade. Após a divulgação dos finalistas, decorre a votação pública a partir de 14 de abril.
A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para 9 de maio, Dia da Europa.
Para mais informações e submissão de candidaturas, os interessados devem visitar o site oficial da iniciativa, em http://premiosdosfundoseuropeus.pt/.
in: Pessoas 2030