Candidaturas aos Prémios dos Fundos Europeus prorrogadas até 30 de junho

Candidaturas aos Prémios dos Fundos Europeus prorrogadas até 30 de junho
Informação e Apoios

Os interessados em submeter a sua candidatura aos Prémios dos Fundos Europeus têm agora mais tempo para o fazer. O prazo foi prorrogado até 30 de junho, proporcionando uma oportunidade adicional para reconhecer e valorizar iniciativas financiadas pela União Europeia.

Os Prémios dos Fundos Europeus são promovidos pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P., no âmbito da Rede de Comunicação do Portugal 2030, e têm como objetivo distinguir projetos que tenham tido um impacto significativo no desenvolvimento social, económico e ambiental em Portugal.

As candidaturas foram lançadas a 11 de dezembro de 2024 e mantêm-se abertas até às 23h59 do dia 30 de junho de 2025. Podem candidatar-se iniciativas que tenham recebido cofinanciamento da União Europeia através dos programas Portugal 2020 ou Portugal 2030, desde que tenham sido iniciadas e concluídas entre 31 de janeiro de 2014 e 31 de outubro de 2024 (Portugal 2020) ou entre 1 de janeiro de 2021 e 31 de outubro de 2024 (Portugal 2030).

Os projetos serão avaliados em cinco categorias temáticas:

  • Portugal + Inteligente: Projetos que apostam na investigação, inovação, digitalização, internacionalização das empresas e transição industrial;
  • Portugal + Verde: Iniciativas focadas na transição energética, sustentabilidade ambiental, economia circular e mobilidade sustentável;
  • Portugal + Conectado: Projetos que melhoram a mobilidade e a atratividade dos territórios;
  • Portugal + Social: Ações que promovem a inclusão social, igualdade de acesso à saúde e melhoria das competências da população;
  • Portugal + Próximo dos Cidadãos: Projetos de desenvolvimento local que promovem a coesão territorial e o desenvolvimento urbano sustentável.

Para além destas categorias, existirá ainda a "Escolha do Público", permitindo aos cidadãos votarem no projeto finalista que considerem mais relevante.

As candidaturas serão avaliadas por um júri de especialistas, que considerará critérios como Coesão, Impacto, Inovação, Sustentabilidade, Cidadania e Transferibilidade. Após a seleção dos finalistas, decorrerá a votação pública.

Para mais informações e submissão de candidaturas, os interessados devem consultar visite o site oficial do concurso, em http://premiosdosfundoseuropeus.pt/.

Notícias Relacionadas: