O Ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, refere que "a Loja de Cidadão Virtual pretende oferecer um acesso rápido e simples, para que a experiência das pessoas no contacto com o Estado seja mais célere e eficaz".
Serviços disponíveis a qualquer hora
A Loja de Cidadão Virtual integra serviços de 22 entidades públicas num único espaço digital, permitindo resolver assuntos a qualquer hora e em qualquer lugar. Dos 150 serviços já disponíveis, 23 destinam-se a cidadãos e 127 a empresas e negócios.
Entre os serviços disponíveis estão a alteração da morada do Cartão de Cidadão, a renovação da Carta de Condução, a criação de empresas online, a atualização de dados empresariais, como o nome, a sede e objeto social ou pedido de registo de beneficiário efetivo. Estes serviços foram selecionados pela sua importância e frequência de utilização, garantindo uma resposta imediata às necessidades mais comuns. Novos serviços serão adicionados progressivamente.
Apoio por videochamada
Com o objetivo de assegurar que ninguém fica sem acesso ao atendimento público, por não conseguir deslocar-se a uma loja física, uma das principais novidades é o atendimento por videochamada.,
O agendamento é simples e garante um atendimento humano em ambiente digital, destinado a quem necessita de apoio individualizado ou tem dúvidas sobre os serviços.
Menos burocracia, mais tempo para o que importa
"Queremos garantir que todos os serviços públicos essenciais estão acessíveis digitalmente, a qualquer hora e em qualquer lugar. A Loja de Cidadão Virtual permite poupar tempo, reduzir burocracias e eliminar as longas filas de espera. Esta plataforma, que continuará a evoluir, aproxima o Estado das pessoas, oferecendo uma interação mais conveniente e ajustada às suas necessidades", afirma Manuel Dias, CTO (Chief Technology Officer) do Estado e presidente da Agência para a Reforma do Estado (ARTE).
Integrada no gov.pt, a Loja de Cidadão Virtual é um passo estratégico rumo ao objetivo de 2030: disponibilizar todos os serviços públicos online num ponto único de contacto digital com a Administração Pública.
Um Estado mais próximo e acessível
A ARTE continuará a liderar o processo de transformação digital dos serviços públicos, promovendo soluções inovadoras e eficientes que reforcem a confiança e a proximidade entre o Estado e os cidadãos. A Loja de Cidadão Virtual é um marco neste caminho - um serviço público moderno, eficiente, acessível e verdadeiramente centrado em quem dele precisa.

