Regras da UE mais simples no setor digital

Regras da UE mais simples no setor digital
Informação e Apoios

A Comissão Europeia apresentou um novo pacote legislativo para o setor digital. Com este pacote, pretende-se que as empresas europeias, desde fábricas a empresas em fase de arranque, dediquem menos tempo a trabalhos administrativos e de cumprimento de obrigações e mais tempo a atividades de inovação e de expansão.

Esta iniciativa proporciona oportunidades às empresas europeias para crescer e continuar na vanguarda da tecnologia, promovendo simultaneamente os mais elevados padrões europeus em termos de direitos fundamentais, proteção de dados, segurança e equidade.

O pacote global inclui um pacote omnibus para o setor digital, que racionaliza as regras sobre inteligência artificial (IA), cibersegurança e dados, complementado pela Estratégia para uma União Europeia dos Dados, que visa desbloquear dados de elevada qualidade para a IA, e por Carteiras Empresariais Europeias que proporcionarão às empresas uma identidade digital única para simplificar a burocracia e facilitar a atividade empresarial em todos os Estados-Membros da UE.

O pacote visa facilitar o cumprimento das obrigações, estimando-se que os esforços de simplificação evitem até 5 mil milhões de euros de custos administrativos até 2029. Além disso, as Carteiras Empresariais Europeias poderão evitar 150 mil milhões de euros de custos das empresas por ano.

Carteira empresarial europeia

Esta proposta proporcionará às empresas e organismos do setor público europeu uma ferramenta digital unificada que permite a digitalização das operações e interações que, em muitos casos, ainda têm de ser realizadas presencialmente. As empresas poderão assinar, carimbar e selar eletronicamente documentos; criar, armazenar e trocar de forma segura documentos verificados e comunicar com outras empresas ou administrações públicas no seu próprio país e nos outros 26 Estados-Membros com toda a segurança.

Assim, será ainda mais fácil a expansão de uma empresa noutros Estados-Membros, o pagamento de impostos e a comunicação com as autoridades públicas na UE. Em caso de ampla aceitação, as carteiras empresariais europeias permitirão às empresas europeias reduzir os custos e os processos administrativos, libertando anualmente até 150 mil milhões de EUR de poupanças para as empresas.

in: Comissão Europeia

Notícias Relacionadas:

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, exibir conteúdos e anúncios personalizados, disponibilizar funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego do nosso website. Também partilhamos informações sobre a sua utilização do nosso website com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise de tráfego.