Investimento de 43 milhões de euros vai transformar Santarém na capital do setor bioindustrial dos insetos

Lançada Agenda Mobilizadora InsectERA, liderada pela EntoGreen

Investimento de 43 milhões de euros vai transformar Santarém na capital do setor bioindustrial dos insetos
Inovação e Empreendedorismo
Foto: NERSANT

Está lançada a Agenda Mobilizadora InsectERA, financiada pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, consórcio composto por 42 entidades nacionais que vai investir cerca de 43 milhões de euros na criação de um novo setor produtivo assente em economia circular, utilizando insetos como matéria-prima. O projeto, liderado pela EntoGreen, pretende transformar Santarém na capital do setor bioindustrial dos insetos, através da criação da 1.ª Zona Económica Circular de Pernes, onde vão ser implementadas, até 2025, quatro novas unidades bioindustriais, dois centros de I&D e um centro logístico, onde serão criados, no total, 140 postos de trabalho.

O recurso aos insetos apresenta-se como solução estratégica para o aumento da sustentabilidade alimentar e de alternativas nutricionais. Foi esta a premissa que levou à conceção da Agenda Mobilizadora InsectERA, que pretende criar um novo setor produtivo que irá explorar soluções tecnológicas inovadoras na utilização de insetos como matérias-primas, colocando Portugal na vanguarda mundial da bioindústria dos insetos.

O consórcio traz, desta forma, soluções alimentares/nutricionais alternativas que vão dar resposta às novas necessidades do setor, como o aumento da população mundial, as alterações climáticas e o desperdício alimentar, contribuindo assim para a transação verde em direção à sustentabilidade ambiental, baseada numa economia circular.

Daniel Murta, CEO da EntoGreen e líder do consórcio, apresentou a Agenda InsectERA no dia 14 de fevereiro, no CNEMA, em Santarém, perante uma plateia de cerca de 120 pessoas. "O consórcio pretende desenvolver a industrialização, comercialização e exportação de produtos inovadores à base de insetos, com soluções nutricionais para pessoas, animais e plantas, oportunidades para indústrias da cosmética e dos bioplásticos, bem como para o setor da biorremediação, através da criação de soluções de valorização de resíduos orgânicos", num total de 43 milhões de euros de investimento, sendo que 22 milhões de euros dizem respeito a "investimento produtivo".

O líder da Agenda revelou ainda que, para responder aos seus objetivos, "a Agenda InsectERA irá criar, até 2025, três novas fábricas de produção de insetos, a criação de uma fábrica de produção de quitosano e de um centro logístico, em Pernes, no concelho de Santarém", naquela que será "a primeira Zona de Desenvolvimento Económico totalmente dedicada a atividades de economia circular", e onde serão criados "o grosso dos 140 postos de trabalhos diretos previstos no âmbito deste consórcio".

"Com este programa de investimento prevê-se atingir a industrialização de, pelo menos, 100 novos produtos, processos e serviços à base de insetos para o mercado", referiu ainda Daniel Murta, acrescentando que os insetos são, de facto, "uma solução que vem reforçar a sustentabilidade ambiental no setor agroalimentar, trazendo mais eficiência à cadeia de valor". "Com o envolvimento de todo o setor agroalimentar poderemos colocar Portugal na vanguarda mundial desta indústria, protegendo o know how português e elevando a tecnologia nacional a outro patamar. Este é um investimento estratégico que pode tornar-se num marco histórico, uma vez que permite que Portugal se afirme num setor inovador", concluiu, acrescentando que a Agenda prevê, ainda, "consolidar a rede de investigação e desenvolvimento através da criação de um ecossistema que vai desde o desenvolvimento tecnológico, ao ensino".

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, uma das entidades parceiras deste cluster, esteve presente no lançamento da Agenda Mobilizadora, tendo afirmado na cerimónia que este consórcio está "a antecipar o futuro. É um investimento importante para Santarém e é uma honra que o mesmo seja feito no concelho. Contem connosco para acrescentar valor a este projeto e tornar Santarém na capital do inseto", referiu o Presidente do Município, acrescentando que "para além dos 10 hectares da Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes, o Município está já a desenrolar esforços para adquirir mais 30 ou 40 hectares para atrair mais parceiros para a Agenda Mobilizadora InsectERA". Neste momento, há já uma empresa extra Agenda que se pretende instalar na Zona Económica Circular de Pernes, onde irão nascer as infraestruturas no âmbito da Agenda, "que se vai dedicar à converterão dezenas de milhar de toneladas de bagaço de azeitona em produtos de valor acrescentado para os setores agroalimentar e bioindustrial".

A Diretora Geral de Alimentação e Veterinária, Susana Pombo, encerrou a sessão focando os desafios atuais da sociedade que tornam esta Agenda Mobilizadora premente e uma enorme oportunidade de futuro para Portugal, permitindo que desenvolvimentos técnicos e científicos sejam alavancados de forma acelerada e coordenada envolvendo de forma estreita a cooperação entre entidades legais, centros de I&D e empresas.

De referir que a Agenda Mobilizadora InsectERA é composta por 42 entidades, entre elas 19 empresas representativas de toda a cadeia de valor, 14 ENESIIs, entidades do sistema científico no desenvolvimento de diferentes tecnologias, quatro Colabs, laboratórios colaborativos de quatro setores diferentes e com impacto na Agenda, três associações empresariais mobilizadoras de diferentes setores, e duas entidades oficiais (DGAV e CM Santarém). Especificamente, o consórcio envolve três produtores de insetos em Portugal (EntoGreen, Thunder Foods e The Cricket Farming Co.), a consultora de inovação tecnológica INOVA+, os laboratórios colaborativos B2E CoLab, Colab4Food, FeedInov CoLab e InnovPlantProtect CoLab e as empresas Auchan, Mendes Gonçalves, Agromais, Mesosystems, Sorgal, Savinor, Nutrifarms, PetMaxi, Rações Zêzere, Sensetest, Solfarcos, VOID Softwares, Plásticos Joluce, Monliz, Lisbon Law, entre outras..

____

A Agenda Mobilizadora InsectERA está estruturada em quatro eixos principais de atuação com objetivos definidos.

Eixo InFood
Criar pelo menos 15 novas linhas de produtos para alimentação humana com base em insetos, como bolachas, barritas, biscoitos ou batidos.

Eixo InFeed
Criar um mínimo de oito novas linhas de produtos (rações) para alimentação animal.

Eixo InIndustry
Desenvolvimento e industrialização de quatro novas matérias-primas (quitosano, óleo de inseto, ácido láurico e extratos naturais de insetos).

Eixo InBiorremediation
Investimentos em I&D e criação de um centro de investigação em biorremediação na Estação Zootécnica Nacional (INIAV).

Notícias Relacionadas: