Na era em que a sustentabilidade e a eficiência energética são prioridades indiscutíveis, a indústria automóvel dá um passo significativo rumo a um futuro mais limpo e promissor. Depois de se apresentar nos palcos europeus na IAA Transportation em Hanover, a nova geração de eCanter - que já se encontra a ser produzida na fábrica do Japão - acaba de assinalar o ínício da dua produção em solo europeu, na fábrica da MFTE, no Tramagal.
Para Karl Deppen, CEO da Daimler Truck Asia, o início da produção do FUSO eCanter assinala um marco para a empresa: "Na Daimler Truck estamos totalmente comprometidos com o Acordo Climático de Paris e a trabalhar para fazer do transporte sustentável um sucesso, e é por isso que pretendemos colocar nos nossos principais mercados globais até 2039, apenas veículos neutros em CO2. Com o arranque da produção do novo eCanter, estamos a dar mais um passo importante nesse sentido."
No evento, Karl Deppen e Arne Barden, CEO da MFTE, anunciaram ainda outro marco para a fábrica de Tramagal: a produção de 250.000 FUSO Canter, que produzem desde 1980. De acordo com Arne Barden, "a equipa MFTE orgulha-se de construir a icónica FUSO Canter aqui no Tramagal, entretanto na sua quinta geração", começou por dizer, congratulando ainda a equipa da MFTE pela dedicação nesta fase de lançamento da novo eCanter.
O Primeiro-Ministro, António Costa, esteve presente no evento de lançamento do novo eCanter, acompanhado pelo Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio. António Costa felicitou a Mitsubishi Fuso "por estes dois momentos muito importantes, por um lado a produção de 250 mil viaturas e, por outro lado, assinalar este momento com a produção de uma nova viatura, 100% elétrica, e em que a fábrica do Tramagal vai ser o local de produção para toda a Europa do eCanter".
A produção de veículos elétricos responde aos desafios da transição energética imposta pelas alterações climáticas, lembrando que "70%, das emissões de carbono" resultam da mobilidade, pelo que "a indústria automóvel é da maior importância, é decisiva" para que o país se adapte "aos novos desafios" expressos no acordo de Paris para conter as alterações climáticas.
"Para atingirmos a neutralidade carbónica em 2050 não basta esperarmos que o tempo passe, é preciso tomar hoje as decisões e fazer hoje o necessário para que as nossas sociedades sejam neutrais em carbono em 2050", disse acrescentando que foi dado "um passo da maior importância para esse objetivo" com o começo da produção do eCanter 100% elétrico.
A produção do novo comercial totalmente elétrico e de 250 mil veículos Canter "mostram bem todo o potencial desta unidade fabril", que consubstancia "longa tradição de colaboração na área industrial entre Portugal e a Alemanha e a industrial automóvel japonesa".
Os veículos produzidos em Portugal pela MFTE são exportados para 32 países europeus e para Marrocos. A quase totalidade dos componentes usados na fábrica do Tramagal é produzida em países europeus e a fábrica alcançou a neutralidade carbónica.
A Mitsubishi Fuso é o terceiro maior fabricante de veículos automóveis em Portugal, empregando 530 trabalhadores e tendo fechado o ano de 2022 com mais de 10.000 unidades dos modelos Canter produzidas, e uma faturação de 270 milhões de euros.