MACHTUB convida a conhecer o património cultural de forma interativa

MACHTUB convida a conhecer o património cultural de forma interativa
Inovação e Empreendedorismo
Foto: MACHTUB

A MACHTUB, fundada por Tânia Frazão, Bernardo Valdez, Paula Prata e Carlos Frazão, conta-nos uma verdadeira história de empreendedorismo. Inspirado pela preocupação com o abandono do património cultural, o negócio - cujo nome deriva da palavra árabe para "escrito na pedra" - lidera uma iniciativa empresarial pioneira que visa resgatar o passado, preservá-lo e torná-lo acessível a todos através da tecnologia, criando, ao mesmo tempo, oportunidades económicas para os territórios.

Foi em abril de 2020, num mero almoço de amigos que a MACHTUB começou a ganhar vida. Reconhecendo a desinformação e o abandono do património cultural na zona da Lezíria do Tejo e nas regiões do interior, os agora sócios da empresa questionaram-se de que forma poderiam reverter este ciclo e preservar a riqueza cultural das suas terras. "Esta conversa num solarengo churrasco de verão, durante a primeira quarentena em 2020, deu aso à imaginação e a ideia tomou formas concretas", relatou Tânia Frazão à Ribatejo Invest.

O conceito inovador levou os promotores a candidatar a ideia de negócio - que foi aprovada em setembro de 2020 - ao Startup Voucher, programa que lhes permitiu, durante 12 meses, desenvolver, amadurecer e testar a viabilidade do conceito de negócio, culminando com a fundação da empresa em março de 2022.

Uma abordagem híbrida ao património cultural

Com sede na Startup Santarém, incubadora de empresas gerida pela NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, a singularidade do serviço oferecido pela MACHTUB reside na sua abordagem híbrida ao património cultural e que se equilibra entre "o interesse do património enquanto objeto de estudo e preservação e, simultaneamente, o seu potencial para o desenvolvimento económico". "Através da MACHTUB, promovemos uma economia circular e simbiótica, com novas formas de cooperação no financiamento e manutenção do património, gerando oportunidades de negócio e emprego em torno dos setores cultural e turístico, mas também através da criação de novas formas de fruição do património cultural, acessíveis a todos", precisou Tânia Frazão, acrescentando que, além disso, "damos especial enfase ao património menos conhecido, possibilitando que este também possa chegar ao público tal como um grande museu e dispor de recursos que normalmente não seriam possíveis pela sua menor estrutura a nível de recursos humanos dedicados".

O serviço respondeu, desta forma "aos desafios sociais e culturais da fase de pandemia e isolamento social, permitindo-nos uma inserção dinâmica e inovadora no mercado, numa fase crucial", acrescentou Tânia, explicando ainda que a empresa atua em áreas como "a cultura, património e investigação, aliadas às tecnologias", enquadrando-se assim o serviço da MACHTUB "naquilo que são os pressupostos Europeus para a cultura e inovação".

Na prática, concretizou ainda, o que a empresa faz é "desenvolver através de meios tecnológicos, a digitalização do património cultural, aliando técnicas de marketing digital às visitas virtuais, design de produto e investigação histórica, com o intuito de dinamizar de forma simbiótica e sustentável, a cultura, turismo e economia dos locais".

Em setembro de 2022, num evento aberto à população, a MACHTUB lançou oficialmente o portal "machtub.com" e o seu projeto piloto: uma "viagem guiada virtual" à Igreja de Nossa Senhora da Purificação, atualmente Matriz de Pontével, no concelho do Cartaxo. Em novembro do mesmo ano, a empresa esteve presente na ARPA - Bienal Ibérica de Património Cultural, em Valladolid, Espanha, tendo daí resultado contactos para digitalizar um complexo arqueológico neste país vizinho.

Em 2023, a empresa teve ainda a sua primeira participação numa publicação escrita, como coautora do livro - "Igreja Matriz de Pontével. Fé, História e Património", cujo lançamento tem lugar no dia 26 de novembro.

Para além disso, a empresa tem integrado desde a sua fundação diversos projetos de apoio ao empreendedorismo dinamizados pela NERSANT, entre eles programas de aceleração e concursos de ideias de negócio, com a conquista de diversos prémios. Em 2023, a MACHTUB recebeu o 1.º Prémio do concurso Vitamina - Programa de Aceleração de Empresas e Startups, tendo vencido o 1.º prémio NUT III Lezíria do Tejo e posteriormente o concurso regional. O projeto, foi ainda finalista, este ano, do concurso "Alentejo INOVAR2.0", dinamizado por diversas associações empresariais do Alentejo, entre as quais a NERSANT, tendo ainda estado presente no Fórum Inovação PME, no painel - Tecnologia, o motor da inovação?, decorrido a 26 de julho, em Évora.

Com a premissa de no futuro "reforçar a componente tecnológica e equipa da empresa", Tânia Frazão refere que "estamos em permanente pesquisa e análise de fundos disponíveis no intuito de poder acelerar o processo de desenvolvimento e crescimento da empresa, tanto ao nível tecnológico como de apoios à dinamização cultural". Lamenta, no entanto, a dificuldade em "conseguir chegar até aos decisores nas autarquias e Estado para dar a conhecer o nosso projeto e estes apoiarem e investirem na preservação e divulgação por vias tecnológicas do património cultural, especialmente o menos conhecido e fora dos grandes centros urbanos". "Seria importante, de facto, conseguir uma maior abrangência de fundos para investimento na divulgação e preservação por via tecnológica do património, junto dos diversos atores que rodeiam o mundo cultural e museológico em Portugal, e muito particularmente no poder local", desabafa.

A MACHTUB é uma história de resiliência e visão. A empresa tem como missão revitalizar o património cultural, criando oportunidades económicas e promovendo a inovação. A MACHTUB é verdadeiramente um projeto inspirador que ilumina o caminho para o desenvolvimento económico e cultural.

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Serviços da MACHTUB

Através da criação de conteúdos digitais, como visitas virtuais, modelos 3D interativos, narrativas históricas e de um sistema print-on-demand 3D, a MACHTUB oferece aos seus utilizadores a possibilidade de:

• Conhecer a cultura de forma interativa e gratuita;
• Aceder a património inexplorado, onde, como e quando quiser;
• Contribuir para a conservação e sustentabilidade do património;
• Ganhar vouchers de desconto para museus, restaurantes e alojamentos;
• Comprar lembranças, produzidas sob encomenda, evitando desperdícios;
• Usufruir de visitas guiadas através dos nossos QR Codes in-situ.

• Digitalização • Video Tours • Virtual Tours • Realidade Aumentada • Realidade Virtual • Investigação Histórica • Desenvolvimento de Produto • Maquetes e Réplicas

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StartUP Voucher, o que é?

O StartUP Voucher é uma das medidas da StartUP Portugal - Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, que dinamiza o desenvolvimento de projetos empresariais em fase de ideia, promovidos por jovens com idade entre os 18 e os 35 anos, através de diversos instrumentos de apoio disponibilizados ao longo de um período de até 12 meses de preparação do projeto empresarial.

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