Arinto e Touriga: um brinde ao sonho realizado de Renata Abreu

Garrafeira pretende ser um novo ponto de encontro em Santarém

Arinto e Touriga: um brinde ao sonho realizado de Renata Abreu
Inovação e Empreendedorismo
Foto: NERSANT

Renata Abreu cumpriu o sonho de uma vida ao inaugurar, no dia 29 de maio, a sua própria garrafeira e wine bar, "Arinto e Touriga", em Santarém. Com uma carreira de mais de 20 anos dedicada à exportação de vinhos, Renata decidiu transformar a sua paixão por vinhos num projeto de empreendedorismo pessoal que pretende ser marcante para a cidade.

Renata Abreu iniciou a sua carreira na Quinta da Alorna, onde trabalhou entre 2004 e 2009. Ali, foi responsável pelo departamento comercial, abrangendo os mercados nacional e internacional. Em seguida, aceitou um novo desafio na Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo, no Douro, onde permaneceu por sete anos. Durante esse período, liderou o lançamento da marca e contribuiu significativamente para a sua internacionalização.

Em 2016, aceitou o convite para se juntar à José Maria da Fonseca, na Península de Setúbal, onde ocupou o cargo de diretora do departamento de exportação até o final de 2022. Contudo, o desgaste provocado pelas constantes viagens internacionais, que somavam cerca de 120 dias por ano fora do país, levou Renata a reavaliar seus planos de vida. Aos 40 anos, decidiu que, aos 50, abriria o seu próprio negócio, deixando para trás o setor de exportação para se dedicar integralmente a uma nova etapa profissional.

Após encerrar o capítulo da exportação, Renata decidiu transformar o seu sonho em realidade. Em setembro de 2022, a empreendedora começou a desenvolver o projeto da garrafeira, com o apoio da NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém.

"Desde os 40 anos que digo que aos 50 queria ter um projeto próprio porque não iria aguentar fazer exportação o resto da vida. Adorei fazê-lo durante todos estes anos - viajei por mais de 40 países, conheci gente fantástica, abri os meus horizontes, provei vinhos internacionais de todo o mundo, aprendi muito… - mas ao mesmo tempo era um capítulo que entendi que devia encerrar precisamente pelo cansaço que já sentia", confidenciou Renata Abreu à Revista Ribatejo Invest, acrescentando que, paralelamente, "sentia que Santarém precisava de um espaço novo e diferente". "Temos, nos últimos anos, uma restauração melhor em Santarém, o que me permitiu perceber que começávamos a ter um público, havia espaço para abrir um negócio deste género. Nunca fui de baixar os braços; sou do trabalho. Decidi lançar-me", referiu a agora empresária.

Apesar das dificuldades enfrentadas, como a longa espera pela abertura do Empreende XXI e, logo de seguida, pela aprovação do projeto, que se prolongou por nove meses em vez dos 45 dias inicialmente previstos, Renata perseverou: no dia em que comemorou 50 anos, Renata Abreu recebeu a Ribatejo Invest na recém-inaugurada garrafeira e wine bar Arinto e Touriga.

O investimento necessário para a realização do projeto foi de aproximadamente 130 mil euros, e hoje, Arinto e Touriga é um espaço único em Santarém. Mais do que uma loja de vinhos do segmento médio e médio alto, a garrafeira oferece ainda aos clientes uma experiência completa, com mais de 25 vinhos disponíveis para degustação a copo, todos apresentados e descritos pela própria Renata, que faz questão de criar uma relação com o cliente. "A garrafeira Arinto e Touriga by Renata Abreu pretende ser um espaço descontraído em que as pessoas vivam o vinho e que sintam o que é o vinho de A a Z. Queremos, acima de tudo, que as pessoas cheguem aqui e possam provar, mas também aprender mais sobre os vinhos, pelo contacto direto que pretendo manter, ligando-o à produção e ao produtor", referiu, acrescentando ainda que o espaço "está aberto à realização de eventos privados, como provas de vinhos com enólogos convidados, lançamentos de novas colheitas e masterclasses sobre a produção e diferenciação de vinhos".

A Arinto e Touriga não é, desta forma, apenas um local para a compra de vinhos, mas um ponto de encontro para os amantes de vinhos, onde é possível aprender, experimentar e explorar diferentes vinhos de todo o país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e Madeira, além de uma seleção de vinhos estrangeiros que refletem as viagens e experiências internacionais de Renata.

A expetativa é que a garrafeira Arinto e Touriga se torne um ponto de referência em Santarém, um local de encontro para os apreciadores de vinho, um espaço para aprender e partilhar experiências. Renata, que foi incansavelmente apoiada pelo marido Tiago, sente-se realizada por ter concretizado o seu sonho. Agora, com o projeto em pleno funcionamento, a empresária espera que a Arinto e Touriga se torne um marco na cidade, um lugar onde as pessoas se possam reunir, aprender e, claro, apreciar um bom vinho.

___

A criação da garrafeira Arinto e Touriga by Renata Abreu foi impulsionada pelo apoio técnico da NERSANT, que tem como uma das suas prioridades promover o empreendedorismo e a criação e desenvolvimento de empresas na região. Com a orientação especializada da NERSANT, Renata estruturou o plano de negócios e lançou a sua garrafeira, tendo o apoio técnico oferecido pela associação sido fundamental para a concretização do projeto.

Notícias Relacionadas: