Capacitar os jovens para a literacia digital e o pensamento crítico

Capacitar os jovens para a literacia digital e o pensamento crítico
Inovação e Empreendedorismo
Foto: IPTomar

O YouTHink, projeto internacional que visa desenvolver a literacia digital e o pensamento crítico de jovens entre os 14 e os 19 anos, lançou no mês de novembro um projeto internacional para promover uma navegação responsável e segura no espaço digital.

A rápida disseminação e a abundância de informação em websites, blogues e redes sociais criam condições para a propagação de vários tipos de desinformação e de notícias falsas. Este projeto YouTHink, com a duração de 26 meses, adopta uma abordagem inovadora da educação para a literacia mediática e da informação. Espera-se que a utilização de métodos de gamificação, tarefas virtuais imersivas e ferramentas digitais aumente o envolvimento dos jovens e incentive a motivação para aprender sobre literacia mediática e da informação. Serão convidados a participar no projeto pelo menos 200 jovens participantes e 40 animadores de juventude de países parceiros, que irão testar o material de formação desenvolvido e contribuir ativamente para a sua criação.

"A informação publicada no espaço digital coloca desafios crescentes que exigem uma abordagem responsável e competências de literacia mediática", afirma a coordenadora do projeto, Renata Danielien?. "Acreditamos que o projeto YouTHink não só reforçará a resiliência digital dos jovens, como também os ajudará a compreender melhor o impacto dos meios de comunicação social, a desenvolver o pensamento crítico, a encorajar os jovens a tornarem-se cidadãos responsáveis da sociedade digital e a incentivá-los a criar conteúdos fiáveis." O projeto reúne cinco organizações da Lituânia, Portugal, Eslovénia e Itália, que juntam a sua experiência em métodos de ensino inovadores e competências digitais. Em Portugal, o projeto está na alçada do Instituto Politécnico de Tomar.

Notícias Relacionadas: