A medida Educação para a Transição Digital, incluída no âmbito do PEDIME - Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo, será corporizada no projeto <T-CODE>, a iniciar em janeiro e decorrerá pelo período de três anos, financiada a 85%.
Na ocasião, que marcou também o 20.º aniversário do TAGUSVALLEY, Manuel Jorge Valamatos, presidente da CIM Médio Tejo, referiu que objetivo da execução deste tipo de projetos é "afirmar que o futuro do desenvolvimento económico passe pela inovação, pelo desenvolvimento tecnológico, pelo empreendedorismo e, acima de tudo, pela valorização do conhecimento".
O projeto <T-CODE> pretende abranger cerca de 190 turmas e 3.500 alunos da região do Médio Tejo. Estão previstas atividades semanais, um evento do projeto no final de cada ano letivo, capacitação dos professores e a realização de workshops para os encarregados de educação.
A medida Educação para a Transição Digital visa promover o acesso universal às competências digitais, em condições de igualdade, através do uso da programação enquanto veículo do desenvolvimento de cidadãos digitais mais participativos e adaptados à realidade tecnológica atual.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação (PEDIME) é cofinanciado pelo Centro2030, através do Fundo Social Europeu, que pode conhecer em https://mediotejo.pt/ ou em https://oie.mediotejo.pt/.