As iniciativas podem concorrer em seis categorias, alinhadas com as principais prioridades europeias: Desenvolvimento do ambiente empresarial e promoção do espírito de empreendedorismo; Investimento nas competências de empreendedorismo; Apoio à transição digital; Apoio à internacionalização das empresas; Apoio à transição sustentável; e Empreendedorismo responsável e inclusivo.
Os projetos vencedores da fase nacional serão avaliados por um júri de especialistas e dois serão selecionados para representar Portugal na grande final europeia, onde competirão com as melhores iniciativas de toda a Europa. A cerimónia terá lugar durante a European SME Assembly 2025, na Dinamarca, reunindo os principais agentes do ecossistema empreendedor europeu.
As candidaturas estão abertas até 20 de maio. Se faz parte de um projeto inovador que apoia o empreendedorismo, a internacionalização, a transição digital e sustentável ou a inclusão social no mundo dos negócios, esta é a sua oportunidade de ver o seu trabalho reconhecido a nível nacional e europeu.

