A inspiração para o negócio surgiu em pleno período da pandemia de COVID-19. Na altura, Telma, engenheira mecânica de formação e com vasta experiência em veículos pesados, encontrava-se desempregada. Durante esse período, frequentou uma ação de formação sobre reprogramação de centralinas, um tema que despertou o seu interesse e abriu caminho para a criação da Thunder Motor.
"Na altura do Covid, surgiu a oportunidade de fazer uma formação de reprogramação de centralinas direcionada a ligeiros, mas como a minha experiência profissional era na área dos camiões, as minhas dúvidas eram sempre sobre estes veículos pesados, o que me levou a pensar nesta ideia", começou por referir Telma, acrescentando que "se num ligeiro conseguimos fazer uma reprogramação em que um carro fique um bocadinho mais divertido e a consumir menos, aos camiões também se aplica e a uma escala muito maior. A ideia de negócio partiu daqui e acreditei sempre muito que isto tinha resultado", disse.
Na altura, a empreendedora procurou o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, que lhe deu conhecimento do programa PAECPE - Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego, que lhe permitia receber de uma só vez as prestações de desemprego para aplicar na criação de um negócio próprio, indicando a NERSANT para o acompanhamento do projeto, uma vez que a associação empresarial é entidade acreditada para prestar apoio técnico no âmbito deste programa.
Em reunião com a NERSANT para avançar com a ideia de negócio, Telma Durão tomou conhecimento da Medida Empreende XXI, que consistia num apoio à criação e desenvolvimento de novos projetos empresariais para desempregados inscritos no IEFP, com majoração para a criação de postos de trabalho. O projeto começa assim a ganhar forma com a entrada do namorado, Diogo Santos, que possuía uma carreira consolidada como comercial, com experiência na área de tratores agrícolas, sendo que da união destas competências, resultou a criação, em novembro de 2023, da Thunder Motor, sediada na Startup Santarém.
De acordo com Telma e Diogo, o core business da Thunder Motor assenta, desta forma, "num ajuste de desempenho" realizado através da reprogramação de centralinas direcionada a veículos pesados, um serviço que permite ajustar os parâmetros dos motores de veículos, otimizando o consumo de combustível sem comprometer a sua segurança e a durabilidade. "Temos resultados que vão dos 2 aos 10 litros de poupança, portanto é muito", confidenciou Diogo Santos, afirmando, no entanto, que não tem sido fácil "educar o mercado" para este tipo de serviço. "Somos uma empresa que oferece dinheiro ao setor dos transportes e nem sempre é fácil tornar o nosso negócio credível", desabafou.
Por este motivo, a Thunder Motor teve um primeiro ano desafiante, mas ainda assim, pleno de oportunidades. Um dos momentos-chave na sua trajetória foi a visita à transportadora Transpombalense, que os levou a participar na Feira dos Santos de Mangualde. Durante este evento, tiveram a oportunidade de integrar o "MANGUALDEMOTOR", uma iniciativa organizada pela ANTRAM - Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias.
Foi aí que Telma e Diogo perceberam que o verdadeiro potencial do seu negócio residia nas grandes transportadoras, uma vez que só este tipo de empresa percebe que "até uma pequena poupança de meio litro é altamente vantajosa para o seu negócio". A capacidade de gerar poupanças significativas para estas empresas tornou-se o grande trunfo da Thunder Motor, levando-os a direcionar os seus esforços para conquistar este nicho de mercado.
"Um camião que faça 120 mil quilómetros por ano, se economizar 4 litros com o nosso serviço, poupa 4600 litros de combustível por ano. Se o preço do combustível estiver tabelado a 1,50 €, a transportadora poupa 6900 € por camião num ano!", relataram Telma e Diogo, enfatizando que "quem tenha 20 camiões, poupa 120 mil euros por ano! É o preço de um camião novo", esclareceram.
Para as grandes transportadoras, que possuem frotas com dezenas ou mesmo centenas de camiões, os números tornam-se impressionantes. A poupança acumulada pode chegar a centenas de milhares de euros anualmente, tornando o serviço da Thunder Motor um investimento altamente rentável.
O futuro da Thunder Motor
Atualmente a trabalhar com grandes frotas pesadas - quer sejam camiões ou tratores agrícolas - a Thunder Motor continua a crescer e a consolidar a sua posição no mercado. Com um foco claro nas grandes transportadoras, a empresa planeia expandir a sua presença em feiras e eventos do setor, estabelecendo novas parcerias estratégicas. O objetivo passa por se tornar uma referência nacional na otimização de frotas pesadas, ajudando as empresas a reduzir custos e a tornarem-se mais sustentáveis.
O caminho está traçado e o futuro promete. Combinando conhecimento técnico e estratégia comercial, Telma Durão e Diogo Santos demonstram que a inovação e a determinação podem transformar desafios em grandes oportunidades de negócio.
CONTACTOS
Thunder Motor
Largo do Infante Santo
Startup Santarém
2005-246 - Santarém
+351 938 320 620
geral@tdrmotor.com
https://tdrmotor.com/