TheLastSeat simplifica o processo de criação e promoção de eventos

Empresa tecnológica tem sede em Santarém

TheLastSeat simplifica o processo de criação e promoção de eventos
Empresas & Negócios
Foto: TheLastSeat

Foi no auge da pandemia, em 2020, que nasceu a TheLastSeat, um projeto que viria a transformar a forma como se organizam e gerem eventos em Portugal. A ideia inicial passava por adquirir uma solução tecnológica já existente na área da bilhética, desenvolvida por uma empresa já existente. Mas o mundo mudou rapidamente: a COVID-19 suspendeu a indústria dos eventos e obrigou Pedro Palma e João Morais, fundadores do projeto, a repensar tudo. Cerca de 3 anos após o primeiro evento, a empresa apresenta números impressionantes: mais de 2 mil e 500 eventos realizados, mais de 3 milhões de euros transacionados em bilhetes, mais de 300 mil ingressos vendidos e mais de 100 mil compradores de bilhetes distintos em toda a Europa.

O que poderia ter sido o fim antes do começo acabou por ser o impulso para algo maior. Com tudo preparado para arrancar com o negócio na área da bilhética digital - faltando apenas a aquisição de software, o mundo confinou-se com o surgimento da pandemia COVID-19, levando Pedro Palma, natural de Santarém, a repensar o negócio.

O empreendedor, programador de formação, decidiu então desenvolver o seu próprio software, mais robusto, adaptado às necessidades reais dos promotores de eventos. Assim nasceu uma plataforma com ADN próprio, com base tecnológica sólida e com um modelo de negócio centrado na experiência do utilizador — tanto para quem organiza, como para quem participa. "Tínhamos o tempo do nosso lado", confidenciou Pedro Palma à Revista Ribatejo Invest, acrescentando que "neste período de confinamento, aproveitei para desenvolver o nosso próprio software, melhorado e otimizado em relação ao que pretendíamos adquirir e tendo em conta as necessidades dos organizadores de eventos".

Criada em 2020, "TheLastSeat é uma plataforma dinâmica na área da bilhética, fornecendo a organizadores de eventos, serviços de venda de bilhetes". Além da venda de bilhetes, a TheLastSeat simplifica o processo de criação e promoção de eventos, oferecendo um ecossistema completo de organização de eventos: gestão de vouchers, programas de afiliados, integração com ferramentas de marketing digital, acreditações por scan à entrada dos eventos e dashboards detalhados para os organizadores acompanharem tudo em tempo real. "A plataforma dispõe de ferramentas automatizadas e funcionalidades robustas que simplificam a emissão de bilhetes e a promoção e a gestão de participantes, garantindo operações de eventos sem problemas", descreveu Pedro Palma, acrescentando que "todos os clientes dispõem de controlo total sobre a configuração do seu evento a partir do seu smartphone".

Com o levantar progressivo das restrições inerentes à pandemia, a TheLastSeat começou a ganhar tração. A plataforma cresceu e integra todas as áreas do setor de eventos: concertos, festas, workshops, tours, excursões e eventos ao ar livre. Ainda que a maioria dos eventos sejam eventos ligados à música, a diversidade e capacidade de resposta é um dos pontos fortes da empresa.

Apesar de Pedro Palma liderar a empresa a partir de Berlim, na Alemanha, é em Santarém que a TheLastSeat está sediada. A sede virtual da empresa está na Startup Santarém, onde o fundador pretende instalar, num futuro próximo, a equipa de desenvolvimento tecnológico. "Queremos que o nosso software continue a evoluir a partir de Santarém. Há talento na região e acreditamos no potencial do ecossistema local", sublinha Pedro Palma, que elenca ainda "a ligação à região, que pretende visitar mais vezes" e o facto de este ser um território "com oportunidades no âmbito do financiamento e investimento", justificações para a ligação a este território.

Apesar de a operação da empresa continuar centralizada em Portugal, a empresa está agora a dar os primeiros passos na internacionalização, com a constituição de uma rede de comerciais que atuam em vários países europeus. "Acabámos de contratar cinco pessoas: para Paris, Copenhaga, Berlim, Barcelona e Madrid. Neste momento, estamos em processo de contratação para Amsterdão", revelou Pedro Palma. A equipa conta ainda com a área de programação, pessoal administrativo, designer e com o apoio incansável de José Palma, pai do fundador, e que é responsável pela contabilidade da empresa. "Somos cerca de 10 pessoas, todas a trabalhar remotamente", fez saber Pedro Palma.

Cerca de três anos depois do primeiro evento, a empresa TheLastSeat apresenta resultados que falam por si. Cerca de 3 anos após o primeiro evento, a plataforma já serviu cerca de 2 mil e 500 eventos, conta com mais de 3 milhões de euros transacionados em bilhetes, mais de 300 mil ingressos vendidos e mais de 100 mil compradores de bilhetes distintos em toda a Europa.

Com a solidez de quem nasceu num momento de incerteza, e a ambição de quem quer continuar a crescer, a TheLastSeat é já hoje uma referência no setor da bilhética digital em Portugal. E quer sê-lo cada vez mais, fazendo de Santarém a sua base.

TheLastSeat
https://thelastseat.com/

Notícias Relacionadas:

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, exibir conteúdos e anúncios personalizados, disponibilizar funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego do nosso website. Também partilhamos informações sobre a sua utilização do nosso website com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise de tráfego.