Promovidos pela Yunit Consulting, os Prémios Heróis PME distinguem anualmente empresas com percursos inspiradores e impacto económico relevante. Este ano, a Zone Soft - Fabrico de Produtos de Software, Unipessoal, Lda. conquistou o júri e venceu na sua categoria com um projeto inovador que reforça a sua posição de liderança tecnológica.
Fundada há 20 anos no Entroncamento, a Zone Soft é uma referência no desenvolvimento de software para faturação e gestão comercial para a área da restauração e bebidas, comércio em geral e mobilidade.
Reconhecida com vários selos de excelência (PME Líder, PME Excelência, 25 Melhores Empresas para Trabalhar, entre outros), a empresa foi agora premiada pela sua aposta estratégica na transformação digital com o lançamento da BIIP, uma web app que revoluciona a experiência do consumidor.
Pensada antes da pandemia - o que demonstra uma visão antecipada das necessidades do mercado e um forte investimento em diferenciação tecnológica - e sem necessidade de instalação de qualquer app, a BIIP permite aos clientes de restaurantes realizar pedidos, dividir contas, pagar, obter fatura, responder a inquéritos e aceder a programas de fidelização diretamente no smartphone. Totalmente integrada com os sistemas POS, esta solução responde aos desafios do setor - escassez de mão de obra, digitalização e maior autonomia do consumidor - reforçando o posicionamento da empresa como pioneira em tecnologia aplicada à restauração.
"Estamos orgulhosos por sermos reconhecidos como uma referência em inovação digital. Este prémio é da nossa equipa, dos nossos parceiros e dos nossos clientes. Juntos, fazemos a diferença", começou por referir a Zone Soft em relação a este prémio, acrescentando que com a BIIP "já ultrapassámos os 3 milhões de transações em centenas de restaurantes".
Duas finalistas do distrito entre os Heróis PME
Para além da vitória da Zone Soft, a região fez-se ainda representar por duas empresas finalistas de elevado mérito. A Sociedade Panificadora Costa & Ferreira S.A., de Rio Maior, foi finalista na categoria Fator S (Sustentabilidade). Com 35 anos de história e conhecida pelo emblemático Pão de Rio Maior, a empresa alia tradição e inovação com um modelo de negócio fortemente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desde a produção de energia solar à economia circular com produtos criados a partir de desperdício alimentar, a Panificadora Costa & Ferreira é um exemplo de compromisso ambiental e responsabilidade social.
A Hidro-Ibérica - Estudos e Montagens de Regas, Lda., de Salvaterra de Magos, foi também finalista na categoria Transformação Digital. A empresa, com décadas de experiência em sistemas de rega agrícola, destacou-se com o projeto "Água Circular", que integra sensores IoT e tecnologia de reaproveitamento hídrico, permitindo reduzir até 40% do consumo de água na agricultura — um passo decisivo para a sustentabilidade do setor. De referir que a empresa participou ainda no projeto Líder+Digital, uma iniciativa financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visa capacitar dirigentes e gestores para os desafios da transição digital e que está a ser dinamizada pela NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém / Câmara de Comércio e Indústria.
A Revista Ribatejo Invest felicita a Zone Soft pela distinção conquistada e enaltece igualmente a Panificadora Costa & Ferreira e a Hidro-Ibérica pela sua presença entre os finalistas deste prémio.