De acordo com o Politécnico de Santarém, o concurso reuniu, no total, 16 projetos inovadores, provenientes de seis países lusófonos, reforçando o compromisso da RIAL com o empreendedorismo inclusivo e sustentável no espaço da lusofonia.
O 1.º lugar foi atribuído ao projeto "Produção de Paver na base de plástico reciclado", de Ivandro Ribeiro, do ISMU - Moçambique. A proposta aposta na transformação de resíduos plásticos recolhidos nas ruas em pavimentos duráveis, combatendo a poluição e contribuindo para a melhoria das infraestruturas urbanas.
O 2.º lugar foi para o projeto "Twala", apresentado por Lourença Maria Quilungano, da UniKiVi - Angola. Trata-se de uma bengala eletrónica inteligente para pessoas com deficiência visual, equipada com sensores ultrassónicos e algoritmos que permitem alertas personalizados, promovendo maior autonomia e segurança.
Em 3.º lugar, o projeto "Saúde Familiar, Lar saudável, família feliz!", de Lara Aline Évora Sousa, da UniMindelo - Cabo Verde, onde se destacou a sua abordagem centrada no bem-estar das famílias cabo-verdianas, através de ações de promoção da saúde integral.
Para João Samartinho, Pró-Presidente para a Internacionalização e Cooperação do Politécnico de Santarém, este evento "demonstra a capacidade da RIAL como espaço de colaboração efetiva entre 50 instituições de ensino superior e um milhão de estudantes falantes de português, indo além da formação, para assumir a inovação como prioridade".
Também Rogério Palmeiro, Coordenador do Gabinete de Empreendedorismo, Empregabilidade e Alumni, salientou o impacto da iniciativa: "Reunir projetos de três continentes, com identidades culturais e níveis de desenvolvimento distintos, sob a bandeira da lusofonia empreendedora, é algo inédito e altamente promissor".
O sucesso desta primeira edição garante já o regresso da Feira e Concurso Internacional de Empreendedorismo e Inovação da RIAL em 2026, consolidando Santarém como epicentro da inovação e cooperação académica lusófona.
O evento contou com a presença do Presidente da Direção da NERSANT, António Pedroso Leal, acompanhado de Paulo Marques, em representação da Agência Invest Ribatejo, criada pela associação para a área da internacionalização.