A formação destina-se a pessoas com mais de 21 anos, dos concelhos de Golegã, Alcanena, Vila Nova da Barquinha, Chamusca, Entroncamento e Torres Novas, com motivação para exercer a profissão de ama e com escolaridade obrigatória completa.
O percurso formativo, cuja execução será realizada em parceria com o Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém - IEFP Santarém (entidade formadora), consiste em cinco unidades formativas de curta duração (UFCD) do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).
O curso compreende as seguintes componentes 150 horas de formação teórica, com componente presencial na Golegã, a iniciar no final de outubro, bem como formação prática em contexto de trabalho (FPCT- estágio) de, no mínimo, 100 horas numa creche nos municípios identificados como prioritários (Golegã, Chamusca, Entroncamento, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha ou Alcanena).
Sobre a Fundação Mendes Gonçalves
A Fundação Mendes Gonçalves (FMG) foi apresentada em 2025, cumprindo o sonho do seu fundador, Carlos Mendes Gonçalves, CEO da Casa Mendes Gonçalves, que doou a totalidade das suas ações à instituição. Com a missão de "Nutrir Futuros, Regenerar Legados", a FMG adota um modelo inovador de filantropia de proximidade, promovendo a cocriação, a formação de parcerias estratégicas, a transferência de conhecimento e uma comunicação transformadora. Atua em três áreas prioritárias: Educação, Regeneração e a relação entre Nutrição, Estilos de Vida e Bem-Estar, procurando gerar impacto positivo e sustentável nas comunidades e no território.
Mais informação em https://fundacaomendesgoncalves.org/.

