Lena Agregados conclui Central de Betuminosos Elétrica e junta parceiros em Fátima

Lena Agregados conclui Central de Betuminosos Elétrica e junta parceiros em Fátima
Empresas & Negócios

O Grupo NOV tem apostado fortemente na inovação, sustentabilidade e modernização de todas as suas atividades. Dando mote a esse objetivo, que tem sido especialmente visível na área industrial do Grupo, em 2024, deu início ao projeto da Central de Betuminosos Elétrica no centro de produção da Lena Agregados em Fátima.

Para assinalar a conclusão da obra, a Lena Agregados juntou, no dia 27 de setembro, no seu centro de produção de Fátima, cerca de 200 parceiros, entre clientes, fornecedores e colaboradores das empresas do Grupo NOV Indústria, nomeadamente Lena Agregados, Lenobetão, Ecopaint, Viamarca e Equimetra. Marcaram ainda presença outros setores do Grupo NOV, destacando-se a exposição de viaturas da LPM e da Lizdrive no local.

Este investimento, na central de Fátima, integra o projeto de Descarbonização da Indústria (Projeto 437), cofinanciado no âmbito da componente C11 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e visa alinhar as operações da empresa com as metas europeias de neutralidade carbónica para 2050. Para além da central elétrica de misturas betuminosas, foi também instalada uma unidade fotovoltaica de autoconsumo composta por 730 painéis solares e capacidade instalada de 423,40 kWp, permitindo reduzir de forma significativa o consumo de gás natural.

A conclusão do projeto marca um novo ciclo de modernização e sustentabilidade industrial na região centro. A nova central, cuja eletricidade provém maioritariamente de fontes renováveis, representa um passo decisivo no compromisso da Lena Agregados com a sustentabilidade, e reforça o posicionamento do Grupo NOV como referência nacional na produção de misturas betuminosas de baixo teor de emissões. Ao apostar na eletrificação e interligação de sistemas inovadores de produção, a empresa ganha competitividade no setor e contribui ativamente para a transformação verde do tecido industrial português.

A iniciativa, serviu ainda de pretexto para a pré-apresentação de uma nova marca, a ser comercializada através da empresa Ecopaint, com soluções de produtos para a construção civil. A nova marca apresenta uma oferta diversificada e orientada para as necessidades do mercado da construção, através do ensacamento de massas a frio e inertes de calcário, basalto, seixos e areia em balde, saco e big-bag.

A forte adesão de parceiros do Grupo NOV ao evento deste fim-de-semana, reforça a confiança no futuro da indústria nacional e no papel da Lena Agregados como referência na oferta de misturas betuminosas e soluções para a construção civil.

Notícias Relacionadas:

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, exibir conteúdos e anúncios personalizados, disponibilizar funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego do nosso website. Também partilhamos informações sobre a sua utilização do nosso website com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise de tráfego.