Com uma estrutura curricular pensada para responder aos desafios reais das empresas familiares, o curso pretende capacitar sucessores, gestores e profissionais envolvidos na governança destas organizações, dotando-os de competências que permitam conduzir processos de transição de forma segura, estruturada e sustentável. A formação incide na minimização de conflitos, no reforço da comunicação e da governança e na garantia da continuidade e perenidade do negócio.
A Pós-Graduação aborda os principais conceitos associados à gestão da empresa familiar, considerando as suas três dimensões fundamentais - propriedade, família e empresa - e dedicando especial atenção ao momento crítico da sucessão. O plano curricular inclui ainda ferramentas práticas que permitem analisar e atuar sobre as problemáticas mais comuns destas organizações, bem como definir planos estratégicos, modelos de governação e planos de negócio, integrando vertentes qualitativas e quantitativas essenciais para uma liderança eficaz.
Com uma carga horária total de 120 horas, esta formação decorre quinzenalmente, num modelo misto (50% presencial e 50% a distância), permitindo uma maior flexibilidade aos participantes, sem comprometer a profundidade e o rigor académico e técnico.
A NERSANT reforça, com esta iniciativa, o seu compromisso de apoiar a competitividade e sustentabilidade das empresas da região, contribuindo para formar líderes preparados para enfrentar os desafios da gestão contemporânea e assegurar a continuidade dos negócios familiares que são fundamentais para o tecido económico nacional. Na abertura da Pós-Graduação em Sucessão Empresas Familiares, ficou já garantida a abertura de uma segunda edição deste curso, com início em 2026.

