A iniciativa visa preparar os jovens "para prosperarem em setores de emprego transformados pela IA" e conta com um financiamento de cerca de 862 mil euros, destinado a proporcionar formação avançada em Inteligência Artificial e orientação profissional personalizada a 7.000 estudantes universitários em Portugal.
A Google destaca que a IA representa "uma oportunidade única de crescimento e competitividade para Portugal", visão que se cruza com a estratégia institucional do Politécnico de Tomar. Alinhado com a sua missão estatutária, o IPT continua focado em proporcionar formação superior de excelência, promovendo competências e capacidades que respondem às exigências do mercado de trabalho e aos desafios da sociedade contemporânea.
Célio Marques, diretor do LIED, sublinha a importância desta colaboração: "esta parceria representa uma mais-valia importante para a capacitação digital dos nossos estudantes, garantindo que estão preparados para os desafios e oportunidades que a Inteligência Artificial traz ao mercado de trabalho."
Com esta integração, o Politécnico de Tomar reforça o seu contributo para o desenvolvimento regional, nacional e internacional, promovendo o acesso ao conhecimento e fomentando a criação e valorização científica e tecnológica. Ao dotar os estudantes de competências avançadas em IA, o IPT dá mais um passo no seu compromisso de formar profissionais altamente qualificados e capazes de participar ativamente na construção de uma economia baseada na inovação.

