Fusion Fuel inaugura unidade de produção de hidrogénio verde em Benavente

Agenda Mobilizadora liderada pela empresa financiada pelo PRR em 36 milhões de euros

Fusion Fuel inaugura unidade de produção de hidrogénio verde em Benavente
Internacionalização
Foto: Governo de Portugal

No âmbito da iniciativa PRR em Movimento, o Primeiro-Ministro António Costa esteve no dia 10 de janeiro, em Benavente, de visita à fábrica da Fusion Fuel Portugal, onde estão a ser fabricados componentes que permitem produzir hidrogénio verde. A visita marcou o reconhecimento formal e aprovação da Agenda Mobilizadora liderada pela Fusion Fuel, "Sines Green Hydrogen Valley", um investimento total de 122 milhões de euros, com um incentivo de 36 milhões de euros do PRR, para a produção de hidrogénio verde destinado aos mercados nacional e internacional.

Na primeira semana de janeiro, o Primeiro-Ministro assinalou o arranque da iniciativa PRR em Movimento, um roteiro que percorrerá todo o país com o objetivo de verificar, no terreno, a concretização dos projetos já em marcha com os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência.

No âmbito desta iniciativa, a Fusion Fuel recebeu na sua fábrica de Benavente, situada no Parque Industrial de Vale Tripeiro - onde está a produzir eletrolisadores de última geração para a produção de hidrogénio - uma comitiva liderada pelo Primeiro-Ministro António Costa, visita esta que marcou o reconhecimento fornal da Agenda Mobilizadora Sines Green Hydrogen Valley Alliance, um dos 51 consórcios financiados pelo Governo no âmbito do PRR.

Após a visita às linhas de produção dos microeletrolisadores HEVO, conduzida por André Antunes, Jaime Silva e Frederico Figueira de Chaves, elementos da equipa executiva da Fusion Fuel, a cerimónia prosseguiu com a apresentação institucional do projeto, momento que contou com as intervenções de Pedro Caçorino Dias, da Fusion Fuel, do Secretário de Estado da Economia de Portugal, Pedro Cilínio, e do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa.

Pedro Caçorino Dias, Head of Portugal da Fusion Fuel, que lidera o consórcio, referiu que "foi uma grande honra receber o Primeiro-Ministro e membros do seu gabinete na nossa fábrica de eletrolisadores de nível mundial em Benavente e apresentar o trabalho inovador em curso. A nossa tecnologia de microeletrolisadores HEVO está no centro da nossa oferta diferenciada, permitindo-nos construir uma posição de liderança de mercado em Portugal. Enquanto avançamos rapidamente para estabelecer uma presença em mercados estratégicos em todo o mundo, Portugal continua a ser um mercado central e continuamos empenhados em defender as ambições de hidrogénio verde de Portugal. Incluindo este financiamento do PRR, a Fusion Fuel já garantiu mais de 55 milhões de euros em subsídios do Governo português em vários programas de financiamento, uma representação poderosa do compromisso de Portugal em estabelecer-se como líder global na nova economia energética. Queremos aproveitar esta oportunidade para reconhecer os nossos parceiros no consórcio e todos os que contribuíram para este importante marco."

Na cerimónia, que marcou o arranque formação do projeto Sines Green Hydrogen Valley Alliance, o Primeiro-Ministro António Costa mencionou que "a economia nacional continua a desenvolver-se com a aposta na reindustrialização e este exemplo, da Fusion Fuel, é um excelente exemplo de reindustrialização do país. Temos aqui uma instalação que foi fechada há dez anos e que hoje está em atividade; que antes produzia estruturas metálicas para construção civil e hoje produz tecnologia altamente inovadora para a produção de hidrogénio verde. Irá criar novos postos de trabalho e, por si só, produzir uma nova cadeia de valor. Além disso, também contribui para a redução das emissões de CO2."

"As Agendas C-05 não valorizam ‘só’ a componente energética, nem ‘só’ a componente ambiental. Este é um verdadeiro catalisador para a criação de empregos qualificados e para uma verdadeira reindustrialização do país. Todos os principais componentes deste projeto são produzidos nacionalmente: são resultado de pesquisas nacionais, têm patentes nacionais e atendem a outro objetivo fundamental, que é promover nossa capacidade exportadora com base em nossa maior vantagem competitiva, que é nossa capacidade de inovar", disse ainda o Primeiro-Ministro.

António Costa concluiu que "o programa mais desafiante do Plano de Recuperação e Resiliência são as Agendas Mobilizadoras, que mostram que é possível fazer mais e melhor para o crescimento da nossa economia. Os recursos do PRR estão a chegar às empresas e já existem 93 mil projetos aprovados. A Fusion Fuel, que hoje visitei aqui em Benavente, é um dos 93.000 projetos aprovados. E este é um excelente exemplo de aplicação de recursos do PRR voltados para a capitalização e inovação empresarial. É assim que concretizamos a ambição de ser um país mais desenvolvido, mais próspero, mais justo, capaz de criar mais e melhores empregos e capaz de reforçar a coesão territorial."

De referir que a passagem pela Fusion Fuel fez parte de uma visita aos 51 consórcios nacionais aprovados para financiamento através da Componente 5 ("C-05") do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência de Portugal. Para além do Primeiro-Ministro António Costa, marcaram presente nesta visita o Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, o Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio e a Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, para além de representantes do IAPMEI - Agência Portuguesa para a Competitividade e Inovação, Câmara Municipal de Sines e membros do consórcio.

A Fusion Fuel

A Fusion Fuel Portugal é uma empresa de tecnologia de energia que desenvolveu um gerador fotovoltaico para produzir hidrogénio verde (através da quebra das moléculas de água) que reduz o preço de fabrico através da transformação inovadora dos métodos de produção de energia, e que já está em aplicação em Portugal e em instalação em Espanha, em Itália, em Marrocos e nos Estados Unidos.

A empresa integra o consórcio do Sines Green Hydrogen Valley para produção de hidrogénio verde, com componentes produzidas no país, que resultam de investigação e de patentes nacionais, destinando-se a servir a indústria nacional e à exportação.

A Agenda Sines H2 Green Valley

O Sines Green Hydrogen Valley representa investimento total de 122 milhões de euros, 8,7 milhões dos quais destinados a investigação, inovação e desenvolvimento, tendo obtido um incentivo de 36 milhões de euros do PRR.

A Agenda Mobilizadora congrega diferentes parceiros e iniciativas para criar uma cadeia de valor completa para o hidrogénio verde, desenvolvendo, em Sines, um polo inovador e tecnologicamente disruptivo. Esta ambição encontra-se plenamente alinhada com a Estratégia Nacional para o H2, promovendo uma oferta de serviços inovadores para a região e para o país, ligando diretamente produtores a consumidores. O trabalho da Agenda estrutura-se em torno do desenvolvimento e introdução no mercado de dois PPS: i) o próprio hidrogénio verde, produzido em instalações construídas para o efeito e distribuído a vários pontos de utilização, dois dos quais criados também no âmbito da Agenda; e ii) os eletrolisadores HEVO-SOLAR Geração 2, desenvolvidos no âmbito da Agenda e baseados em tecnologia proprietária e patenteada da Fusion Fuel. A Agenda é apoiada por vários parceiros externos, na região de Sines, que se perfilam como futuros consumidores do hidrogénio verde a introduzir no mercado.

Notícias Relacionadas: