No âmbito do projeto de internacionalização BOW - Portugal Business On the Way, a "megacomitiva" que a AEP levou este ano à Gulfood "mostra a importância desta feira e deste mercado para as empresas portuguesas", como sublinha Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da AEP. "De resto, há 16 edições consecutivas que AEP organiza a participação nacional na Gulfood. Desde 2011, já apoiou mais de quatro centenas de empresas. É que, para além da importância da Gulfood, não podemos esquecer que o Dubai tem um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 70% dos produtos importados para os restantes países do Golfo. Para além da localização estratégica e competitiva, ainda tem fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África e é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo", lembra Luís Miguel Ribeiro.
No âmbito desta participação nacional na Gulfood, a edição deste ano contou, uma vez mais, com a visita institucional da Embaixada de Portugal nos E.A.U. e da representação da AICEP, às empresas que compõem a comitiva nacional presente no certame. Entre as 26 empresas participantes, marcaram presença algumas empresas da região de Santarém, ou com fábricas neste território. São o caso da DACSA ATLANTIC, com sede em Coruche, dedicada ao descasque, branqueamento e outros tratamentos do arroz, GLOBALTRIBE, fasbricante de produtos alimentares e bebidas, com sede em Alpiarça, Casa Mendes Gonçalves, empresa da Golegã produtora de condimentos e temperos, Outeirinho e Turismo Indústria, fabricante de águas minerais naturais e de nascente, com fábrica na Chamusca e ainda a Sumol+Compal, dedicada à produção de sumos e néctares, com fábrica em Almeirim.
Refira-se que, na região do Golfo Arábico, em média, 55% das importações de produtos alimentares destinam-se ao retalho, sendo que o Canal Horeca absorve cerca de 25%. É também nesta região que se verifica a maior taxa de crescimento de consumo alimentar per capita do mundo, oferecendo oportunidades extraordinárias às empresas do setor.
O valor do setor alimentar nos Emirados Árabes Unidos ultrapassa os 7 mil milhões de dólares anuais e nos mercados do GCC ultrapassa os 60 mil milhões de dólares, aparecendo a Arábia Saudita como um dos principais importadores. Os países do GCC importam atualmente 90% das suas necessidades alimentares e estima-se que o Foodservice atinja valores elevados nos próximos anos.
Os países do GCC e do Norte de África representam um mercado superior a 570 milhões de consumidores, com elevadas taxas de importação de produtos agroalimentares, como é o caso da Turquia, da Arábia Saudita, dos EAU e do Egipto (entre 13% e 15% ano). A região MENA é a maior importadora líquida de produtos alimentares a nível mundial, e por isso apresenta inúmeras oportunidades para as empresas nacionais.
A participação portuguesa na Gulfood 2025 é uma ação do BOW - Portugal Business On the Way, o projeto da AEP de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME - Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, em fase de aprovação, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.