"A participação na Big 5 Construct Saudi insere-se na estratégia de abordagem ao mercado saudita levada a cabo pela AEP nos últimos 14 anos, que consiste em participações regulares em eventos especializados para as fileiras da construção e materiais de construção, evidenciando a aposta num dos maiores e mais promissores mercados do Golfo Arábico. Esta é a quarta vez que a AEP organiza a participação na Big 5 Construct", explica Luís Miguel Ribeiro, presidente conselho de administração da AEP. "Perante o clima de incerteza que se vive no comércio internacional, marcado não só pelo aumento das tarifas alfandegárias por parte dos EUA, mas também pela fragilidade económica dos dois principais mercados da União Europeia (França e Alemanha), as empresas portuguesas devem procurar diversificar mercados, de forma a mitigar riscos, particularmente para mercados mais dinâmicos e menos tradicionais", aconselha o presidente do conselho de administração da AEP.
A Arábia Saudita, à semelhança de outros países do Golfo, também está num processo de diversificação da sua economia. Detentora de um dos maiores fundos soberanos mundiais e com um PIB per capita de aproximadamente 20.000 USD, a Arábia Saudita posiciona-se como a maior potência do mundo árabe e entre as 20 maiores economias mundiais. Desde 2015, vários projetos públicos e privados, na ordem dos biliões de dólares, avançaram para dar resposta a exigências de infraestruturas (metro, estradas, residências, hospitais, escolas, rede de fornecimento de água e eletricidade). O programa governamental de obras públicas apresenta vastas oportunidades para a comunidade empresarial, nomeadamente para o setor da construção e materiais de construção, fileira casa, saúde e novas tecnologias.
A Big 5 Construct Saudi, que apresenta uma elevada taxa de crescimento e milhares de visitantes oriundos de mais de 60 países, contou, logo no primeiro dia, com a presença do Embaixador de Portugal em Riade, que visitou o Pavilhão de Portugal.
De referir que a participação a participação da AEP no certame na Arábia Sautita insere-se no âmbito do projeto BOW - Business on the Way, que em 2024 promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre participações em feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos. A ação foi submetida em candidatura no âmbito do AVISO MPR-2023-5 SICE - Internacionalização das PME - Operações em conjunto, PITD COMPETE2030, Projeto conjunto (SI) - Internacionalização das empresas, em fase de aprovação, com financiamento a 50% dos custos elegíveis.

