Com um peso bruto de 8,55 toneladas, uma carga útil de 3,3 toneladas e uma autonomia até 140 km, o eCanter revela-se particularmente eficaz em contexto urbano e suburbano, sendo utilizado pela TIT Imhof na logística de contentores e no transporte de resíduos para o seu centro de tratamento em Kreuzlingen. A sua manobrabilidade, funcionamento silencioso e a resposta rápida da sua tomada de força elétrica (ePTO) são apontadas como grandes vantagens pela empresa.
A TIT Imhof, que conta com cerca de 150 colaboradores e uma frota de quase 70 veículos, tem vindo a implementar uma estratégia de eletrificação progressiva nos últimos anos. A entrada do eCanter - primeiro camião elétrico de série a integrar a frota da empresa - coincide com o investimento em infraestruturas próprias de carregamento, todas alimentadas por um sistema fotovoltaico de 2.400 m² nos telhados das suas instalações.
Para além dos veículos, também os equipamentos de manuseamento e os automóveis da empresa são agora exclusivamente elétricos. A solução integrada de mobilidade, que inclui armazenamento de energia e carregadores rápidos desenvolvidos internamente, já começou a ser disponibilizada a outras empresas através da nova subsidiária eSpectrum AG.
Os camiões elétricos estão isentos da taxa suíça para veículos pesados (HVC) até 2030, o que representa uma poupança significativa, a par da recente tributação de CO? aplicada a veículos importados. Estes fatores tornam o FUSO eCanter, produzido em Portugal, uma opção economicamente competitiva, com vantagens ao nível do Custo Total de Propriedade (TCO), para além dos benefícios ambientais.
De referir que o Canter e o eCanter totalmente elétrico são produzidos para o mercado europeu na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe em Tramagal, Abrantes (Portugal) e para todos os outros mercados na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation em Kawasaki, Japão.
in: Daimler Truck