O FUSO eCanter integra a estratégia ambiental da FBB, que tem como meta alcançar operações aeroportuárias neutras em CO? até 2045. Com uma autonomia até 140 quilómetros e uma capacidade de carga útil de 2,1 toneladas, o camião revelou-se ideal para as rotas diárias de recolha de resíduos, que totalizam entre 60 e 70 quilómetros por dia.
"O veículo cobre rotas previsíveis e é carregado, em média, a cada dois dias durante as pausas de turno", explicou Artur Heldt, responsável pela gestão de resíduos da FBB, sublinhando que o camião "tem funcionado sem incidentes desde o primeiro dia" e que a mobilidade elétrica "faz uma grande diferença na sustentabilidade, é preciso é querer adotá-la".
Equipado com funcionalidades como volante, banco e para-brisas aquecidos, câmara traseira e transmissão automática, o eCanter tem conquistado também os condutores, que destacam a sua facilidade de condução e manobrabilidade, semelhantes às de um automóvel ligeiro.
As boas experiências com o primeiro eCanter levaram a empresa a iniciar o processo de aquisição de um segundo veículo idêntico, reforçando a aposta em soluções de transporte limpas e eficientes.
A FBB tem vindo a reduzir as emissões de CO? na sua área de responsabilidade em quase 50% desde 2010, através de diversas iniciativas, como a instalação de painéis fotovoltaicos, a substituição da iluminação por tecnologia LED e a adoção de veículos elétricos nas operações diárias.
Com cerca de 20 mil colaboradores e 25,5 milhões de passageiros em 2024, o Aeroporto de Berlim-Brandemburgo é hoje um dos exemplos mais ativos de integração da sustentabilidade e inovação tecnológica na gestão aeroportuária europeia.
De referir que os camiões FUSO eCanter para o mercado europeu são produzidos em Tramagal, concelho de Abrantes, na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe. Mais informações sobre o FUSO eCanter em: www.fuso-trucks.com/product/ecanter.

