Em 2025, a empresa celebrou o marco histórico com colaboradores e parceiros num evento no Onyria Quinta da Marinha Hotel, em Cascais, destacando os momentos mais importantes da sua trajetória, que inclui a criação do primeiro sistema de contentores enterrados, o desenvolvimento de sistemas inteligentes de recolha e a plataforma digital Sotkis, para gestão integrada de resíduos.
No âmbito da estratégia de crescimento, a Sotkon prepara três estreias em 2026 - Itália, Polónia e Sérvia - bem como a expansão e modernização da fábrica no Entroncamento, num investimento de cerca de 800 mil euros, apoiado pela solidez da acionista NORS, permitindo ampliar a capacidade de produção e consolidar a presença no mercado europeu.
Em operação desde 2006, a unidade industrial do Entroncamento é responsável pela produção dos sistemas de contentorização enterrada e outros equipamentos essenciais à atividade da empresa, destinados a quase todos os mercados para os quais exporta.
A unidade localizada no distrito de Santarém, que atualmente produz cerca de 50 contentores por semana, será ampliada para expandir em aproximadamente 40% a sua capacidade de produção, equipada com novos sistemas de automação industrial para potenciar a produtividade e incorporando soluções de energia solar no âmbito da sustentabilidade.
Além da expansão nacional, a Sotkon mantém operações internacionais e exporta para diversos países, incluindo Itália, Polónia, Sérvia, Geórgia, Lituânia, Índia e Colômbia, promovendo a implementação de soluções inteligentes e sustentáveis em contentorização.
Com projetos inovadores como o Sotkis P(L)AYT, plataforma digital que integra princípios de "Pay As You Throw" e gamificação para incentivar comportamentos sustentáveis, a Sotkon reafirma o compromisso com cidades mais limpas, eficientes e conscientes.
A empresa mantém a visão de continuar a liderar pela inovação tecnológica, sustentabilidade e expansão internacional, assinalando 30 anos de sucesso como ponto de partida para uma nova fase de crescimento e transformação do setor de resíduos urbanos.

