Sob o tema "Experiência Turística e Património Templário", o encontro reuniu especialistas, investigadores, autarcas e parceiros estratégicos para debater e partilhar boas práticas, projetos e perspetivas de valorização do património templário.
O objetivo é potenciar a cooperação entre territórios, promovendo experiências turísticas inovadoras e sustentáveis que reforcem a identidade cultural e histórica associada à herança templária em Portugal.
O programa incluiu painéis temáticos, apresentações de projetos, momentos de networking, degustações temáticas e visitas técnicas, proporcionando um espaço privilegiado de encontro e reflexão para todos os que se dedicam à promoção do turismo militar e cultural.
Os trabalhos do 1.º dia tiveram lugar na Biblioteca Municipal Dr. António Cartaxo da Fonseca, sendo que 2.º dia foi reservado a visitas técnicas nos monumentos e espaços interpretativos ligados ao património templário do Médio Tejo.
Este I Encontro Nacional representa mais um importante marco na consolidação do protocolo de colaboração entre 16 municípios, três Entidades Regionais de Turismo, CIM Médio Tejo e Turismo de Portugal, celebrado em 2023, e que procura estruturar, de forma concertada e à escala nacional, a oferta cultural e turística associada à presença da Ordem do Templo em Portugal.
Esta iniciativa procura também consolidar o turismo militar e cultural sustentável, promover a cooperação em rede e valorizar as comunidades locais que preservam esta memória, reforçando a ligação entre história, turismo e identidade cultural.
A Rota dos Templários Portugal integra um conjunto de territórios e entidades comprometidas com a preservação e promoção da herança templária, reforçando a ligação entre os territórios e criando oportunidades de desenvolvimento sustentável no quadro do turismo militar e cultural em Portugal.

