A comemoração decorreu com uma forte dimensão colaborativa e europeia, envolvendo todos os parceiros da aliança através de participação remota e momentos simbólicos conjuntos, como o hasteamento simultâneo da bandeira KreativEU e o lançamento oficial da KreativEU Radio, nova plataforma de comunicação e partilha de conteúdos entre as universidades participantes.
Para João Freitas Coroado, presidente da KreativEU e do Instituto Politécnico de Tomar, este primeiro ano representou um período de consolidação da aliança, com resultados concretos e crescente afirmação no espaço europeu, destacando a ambição de construir uma universidade plural, criativa e assente nos valores europeus.
Ao longo deste primeiro ano, a KreativEU desenvolveu diversas iniciativas conjuntas, como programas de verão, eventos académicos e programas intensivos mistos, tendo ainda passado a integrar a Rede UNESCO UNITWIN, reforçando o seu posicionamento estratégico na área do património cultural.
De referir que a KreativEU conta com a presidência do Politécnico de Tomar, e com as universidades de D. A. Tsenov Academy of Economics (Bulgária), University of South Bohemia in Ceské Budejovice (República Checa), University of Camerino (Itália), University of Greifswald (Alemanha), Breda University of Applied Sciences (Holanda), Opole University of Technology (Polónia, Valahia University of Targoviste (Roménia), Trnava University (Eslováquia), Södertörn University (Suécia) e Adana Alparslan Türkes Science and Technology University (Turquia).
Esta aliança contribui para um sistema de ensino e investigação europeu competitivo e atrativo, com estudantes, investigadores, académicos e a sociedade em geral a cooperar entre diferentes culturas, fronteiras e disciplinas académicas. Mais informações em www.kreativeu.org.

