Vila Galé inaugura hotel em Tomar

Investimento superior a 15 milhões de euros

Vila Galé inaugura hotel em Tomar
Turismo
Foto: Vila Galé

O grupo Vila Galé inaugurou em outubro o Vila Galé Collection Tomar, um hotel que resulta da reabilitação de dois edifícios emblemáticos da cidade: o antigo Convento de Santa Iria e o ex-Colégio Feminino. Instalado no centro histórico, junto ao Rio Nabão, o Vila Galé Collection Tomar conta com 100 quartos, piscinas exteriores para adultos e com escorregas para crianças, parque infantil, Satsanga Spa & Wellness com piscina interior aquecida, restaurante e dois bares, além de sala de jogos, biblioteca, capela, jardins, espaços para eventos e estacionamento com posto de carregamento para veículos elétricos.

Merecendo um investimento superior a 15 milhões de euros e gerando mais de 50 postos de trabalho diretos, trata-se de uma unidade temática, dedicada à Ordem dos Templários. Evoca as suas principais figuras e a tradição da região, bem como os Caminhos de Santiago e a história de ambos os edifícios.

Construído no seculo XVI, o convento de Santa Iria, de freiras clarissas, está muito ligado à lenda de Santa Iria, hoje padroeira da cidade. Nascida em 635, a bela Iria dedicou-se à vida religiosa, sendo, porém, alvo do desejo de dois pretendentes: Britaldo e Remígio. Este último viria a dar-lhe a beber uma mezinha que lhe fez crescer a barriga, sugerindo que estava grávida, pelo que foi expulsa do convento por presumivelmente ter desrespeitado os votos de castidade. Sentindo-se traído, Britaldo orquestrou a sua morte e atirou o corpo ao Nabão no local onde, mais tarde, foi construído o convento. Levado pelas águas desse rio e depois pelo Zêzere e Tejo, o corpo de Iria viria a ser encontrado intacto próximo de Scallabis (Santarém), o que foi considerado um milagre.

Já o Colégio Feminino, ou Palácio de Frei António, também edifício seiscentista, destaca-se por ter albergado, a partir de 1932, um dos mais prestigiados estabelecimentos de ensino particular em Portugal, composto pelo colégio feminino e masculino, que, durante cinco décadas receberam milhares de alunos.

Na ligação entre os dois edifícios destaca-se o chamado Arco das Freiras, sobre a Rua de Santa Iria, passagem aérea que remonta ao século XVI, classificada como imóvel de interesse público

"É importantíssimo criarmos em Portugal uma diferenciação para atrair diferentes tipos de turismo, que vêm procurar um produto que seja diferenciado e que não só permita dormir, mas ter uma experiência, que é o que se pretende neste hotel", afirmou o presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, referindo-se à ligação do Vila Galé Collection Tomar à História e à Cultura, que caracterizam a decoração de toda a unidade.

Notícias Relacionadas: