O evento tem início às 16h00 com uma palestra, onde serão discutidos temas relacionados com a importância histórica e cultural dos aquedutos. Logo após, às 17h00, decorrerá a inauguração oficial da exposição, durante a qual os visitantes poderão apreciar as 21 fotografias que compõem esta mostra. A entrada é livre e a exposição estará patente até ao dia 18 de abril.
As fotografias fazem parte de um levantamento e inventário fotográfico iniciado em 2007, com o objetivo de criar um roteiro dedicado aos aquedutos antigos. O trabalho reflete o valor patrimonial das estruturas hidráulicas que, em diversos países mediterrânicos, foram fundamentais para o abastecimento de água, transportada de forma gravitacional a partir de diferentes sistemas. Entre estas, algumas tornaram-se ícones mundiais de arquitetura e engenharia hidráulica.
Portugal, apelidado pelo viajante francês Ferdinand Denis como "o país dos aquedutos", possui um conjunto impressionante destas obras, construídas entre os séculos XVI e XIX. Quatro dos sistemas mais emblemáticos - os aquedutos da Água de Prata (Évora), Pegões (Tomar), Amoreira (Elvas) e o Jardim do Cerco (Mafra) - foram classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
A exposição destaca a importância da preservação, valorização e divulgação destes monumentos, fundamentais para o conhecimento e estudo do Património Cultural da Água.
MAIS INFORMAÇÃO
? (+351) 243 701 257 (chamada rede fixa nacional)
? museu@cm-cartaxo.pt