Opinião

Alfredo Silva


Professor de Marketing do Desporto, IP Santarém - Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Responsabilidade Social Empresarial e Desporto

O que é a Responsabilidade Social Empresarial?

O papel das empresas na sociedade tem sido objeto de debate desde meados do século passado. Vários estudos em teoria económica e organizacional têm analisado o papel das empresas na sociedade, e todos eles concordam que o objetivo da empresa deve ser entendido para além dos benefícios económicos dos titulares do capital. Esse papel pode ser compreendido alargado a uma dimensão social que deve ser incorporada no desempenho das empresas. Apesar do tema da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) ser presente em diversa literatura, é difícil formular uma definição exata e abrangente do termo. A RSE tem um significado, mas o seu significado não é o mesmo para toda a gente. Neste sentido, a maioria das definições de RSE baseiam-se em duas ideias fundamentais. A primeira é que as empresas têm responsabilidades para além das suas atividades lucrativas e da mera responsabilidade legal. A segunda ideia é que estas responsabilidades não se aplicam apenas aos acionistas, mas a um grupo mais alargado de partes interessadas – os designados stakeholders, internos e externos. Estes elementos são evidentes na definição de RSE da Comissão Europeia, que consiste na integração voluntária, pelas empresas, de preocupações sociais e ambientais nas suas atividades comerciais e nas suas relações com as partes interessadas - incluindo acionistas, trabalhadores, fornecedores, clientes, organizações sem fins lucrativos e autoridades. Este conceito de RSE sublinha a necessidade das empresas conceberem as suas estratégias de desenvolvimento com atenção para a realização de ações que procurem o equilíbrio entre os aspetos económicos, sociais e ambientais.

O que tem sido observado nas últimas décadas é esta preocupação crescente da gestão empresarial que atende à incorporação da responsabilidade social empresarial (RSE) e enfatiza a responsabilidade (embora facultativa) das empresas em integrar parâmetros sociais e ambientais no seu modus operandi e nas suas políticas de desenvolvimento a longo prazo.

Quais os benefícios da Responsabilidade Social Empresarial?

Sabemos que para superar os concorrentes, nacionais e internacionais as empresas devem procurar a inovação, obter posições que sejam novas, únicas e diferenciadas. Neste sentido, a RSE tornou-se um atributo altamente eficaz para uma estratégia de diferenciação e posicionamento empresarial. O aumento da sensibilidade dos clientes aos problemas sociais e ambientais incentivou-os a exigir o desenvolvimento social e a proteção do património cultural e ambiental da comunidade. Ou seja, o que investigação em gestão da responsabilidade corporativa tem mostrado é que em termos de benefícios para o negócio, se os consumidores perceberem que uma empresa é socialmente responsável, tendem a ter uma maior identificação cliente-empresa e um maior compromisso afetivo para com a empresa. Tal perceção pode aumentar a reputação da marca, a credibilidade da empresa, melhorar a imagem da marca e fortalecer o posicionamento da marca, gerar atitudes favoráveis em relação à empresa e aumentar as intenções de compra dos produtos da empresa. Em resumo, uma maior responsabilidade corporativa percebida pelos membros da comunidade tende a ter influência no aumento das vendas e na quota de mercado da empresa.

As empresas da região de Santarém podem beneficiar da Responsabilidade Social Empresarial?

Na região de Santarém em 2021 existiam 49.715 empresas (sub-regiões da Lezíria e Médio Tejo), das quais 334 (0,7%) de dimensão média e grande (> 51 trabalhadores; VN > 10M€). O volume de negócios excedeu 15,7 mil milhões de euros, mais 1,8 mil milhões que no ano 2020. Significa isto que as empresas da região de Santarém estão de boa saúde empresarial, estão a crescer em termos de volume de negócios, e por pressuposto, talvez mais disponíveis para se envolverem com as preocupações associadas à RSE. Atualmente a ISO (International Organization for Standardization) já dispõe de normas e indicações sobre como as empresas podem ser mais socialmente responsáveis e, assim, contribuírem para o desenvolvimento sustentável da sociedade. A norma ISO 26000 fornece orientações sobre como implementar a responsabilidade social empresarial e melhorar a comunicação. O negócio sustentável para as empresas significa não apenas fornecer produtos e serviços que satisfaçam os clientes, mas fazê-lo de uma forma socialmente responsável.

Desporto fator de desenvolvimento social e humano

Entende-se por “desporto” todas as formas de atividades físicas que, através de uma participação organizada ou não, têm por objetivo a expressão ou o melhoramento da condição física e psíquica, o desenvolvimento das relações sociais ou a obtenção de resultados na competição a todos os níveis. Por isso, as questões do desenvolvimento humano através da prática desportiva têm, desde logo, uma conexão com as preocupações de responsabilidade social. Sabe-se que, por um lado, as condições de acesso à prática desportiva não são iguais para todos os jovens, e por outro lado, o desenvolvimento de todo o potencial das capacidades dos jovens depende bastante da envolvente social e material dos clubes desportivos em que realizam essa prática desportiva. Assim, para além do apoio empresarial ao desporto, poder expressar o posicionamento da RSE, enquanto decisão empresarial genuína e autêntica de promoção do bem comum e desenvolvimento da comunidade, o Estado criou estímulos para as empresas desenvolverem a RSE. O Estado através dos benefícios fiscais que concede e do regime do mecenato com fins desportivos, proporciona um adicional às empresas. Esse estímulo é tal, que as empresas podem considerar como custo ou perda o valor dos donativos (em dinheiro ou espécie) efetuados a favor do desporto até 140% do valor doado, reduzindo assim o valor do IRC a liquidar ao Estado. Em síntese, as empresas podem praticar a RSE e beneficiar. Beneficiar no seu negócio e beneficiar pelo goodwill gerado pela sua atuação. Termino com uma reflexão de um desportista - Arthur Ashe, tenista: "Comece de onde você está. Use o que você tiver. Faça o que você puder".

Nota:
As fontes bibliográficas podem ser fornecidas através do contacto alfredosilva@esdrm.ipsantarem.pt