
Isabel Reis
Diretora do curso de Mestrado em Gestão de RH - ISLA Santarém
Atração de Talento na Geração Z: O Novo Desafio para a Gestão de Pessoas
No momento único que atravessamos, com uma transformação digital acelerada alavancada pela pandemia que assolou o mundo, com a ascensão da Inteligência Artificial a níveis nunca vistos e um mercado cada vez mais competitivo, a atração de talento transformou-se numa prioridade estratégica para empresas de todos os setores. No entanto, atrair a Geração Z, jovens nascidos entre 1995 e 2010, apresenta desafios e oportunidades únicos. Esta geração, marcada pela digitalização e uma crescente consciência social, procura mais do que apenas um emprego: procura propósito, desenvolvimento e flexibilidade.
Estudos recentes mostram que 65% dos jovens da Geração Z valorizam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional acima de outras prioridades. Esta geração quer trabalhar em empresas que apoiem a sua individualidade e ofereçam oportunidades de desenvolvimento contínuo, sendo essencial que a gestão de pessoas seja trabalhada de forma holística, no sentido de criar ambientes que respeitam estes valores, promovendo o envolvimento dos colaboradores e a consequente atração de talento. A influência da Gen Z continua a crescer, sendo já o maior grupo a nível mundial, representando mais de um terço da população mundial.
Nascida na ubiquidade da tecnologia e da informação, esta geração está a empurrar o limite da mão-de-obra atual e os modelos de funcionamento das marcas. Em combinação com a Gen Y, a Gen Z exigirá cada vez mais locais de trabalho e marcas «inteligentes» e mais responsáveis; juntas, serão agentes de mudança fundamental para facilitar a transição digital das marcas. Apesar de serem detentoras da menor experiência de trabalho, estas gerações fazem-se ouvir de forma a influenciar outras gerações, marcas e locais de trabalho, uma vez que exigem um envolvimento mais rápido e «honesto», maior transparência, bem como comunicação móvel e por chats ou outros meios digitais, feedback regular e maior apoio através da utilização de inteligência artificial.
Para os empresários e empreendedores da nossa região, que já de si apresenta algumas caraterísticas que podem ser desafiantes para a fixação dos mais jovens, compreender e saber atrair a Geração Z pode ser um diferencial competitivo crucial e a utilização de canais adequados para este “diálogo” torna-se, assim, determinante, canais esses que passam, numa era em que nos encontramos em plena transição digital, por essa mesma dimensão e uma utilização abrangente e compreensiva das suas diversas possibilidades.