Revista RIBATEJO INVEST

Intermarche

investe 15 milhões de euros em nova loja em Torres Novas

Editorial por

António Pedroso Leal


Presidente da Direção da NERSANT

Empresas Familiares

Sucessão e Sustentabilidade

As empresas familiares são a espinha dorsal da economia mundial, números que seguem a mesma tendência em Portugal. De acordo com a Associação de Empresas Familiares, 70 a 80% das empresas têm base familiar, sendo responsáveis por cerca de 50% do total de empregos e 65% do Produto Interno Bruto (PIB).

Por todo o mundo, encontramos exemplos de grandes grupos familiares que demonstram que é possível transformar um legado familiar numa potência global: META, Volkswagen, Samsung são apenas alguns desses nomes. Em Portugal, o Grupo Nabeiro, Grupo Pestana, SONAE, Jerónimo Martins ou a Impresa são exemplos de maturidade, resiliência e capacidade de reinvenção dentro de um modelo de empresa familiar.

Mas não é preciso ir tão longe. Também na nossa região, o Ribatejo, encontramos exemplos inspiradores de empresas familiares que se destacam nos seus setores: AgroRibatejo (Santarém), Casa Mendes Gonçalves (Golegã), Couro Azul (Alcanena), Filstone (Ourém), Fravizel (Santarém), Grupo Louro (Santarém), Renova (Torres Novas), RSA (Abrantes), Sofalca (Abrantes), SPR Esperanças (Tomar), entre tantas outras.

A gestão de uma empresa familiar apresenta, no entanto, desafios muito particulares, implicando a conjugação delicada entre os interesses da família e os da organização e exigindo uma abordagem profissional e estratégica a temas como a liderança, a governação e, particularmente, a sucessão. Muitas destas empresas enfrentam, de facto, o complexo processo da sucessão geracional, onde a preparação adequada pode fazer toda a diferença entre a continuidade e a rutura.

É neste contexto que a NERSANT, em parceria com o ISLA Santarém - Instituto Politécnico, lançou recentemente a Pós-Graduação em Sucessão em Empresas Familiares. Um programa inovador e absolutamente necessário, orientado para sucessores, gestores e todos os profissionais envolvidos na governação das empresas familiares.

Este curso visa capacitar os participantes para conduzirem processos de transição com segurança, minimizando conflitos e assegurando a perenidade do negócio. O plano curricular está desenhado para proporcionar uma compreensão profunda das dinâmicas entre família, propriedade e empresa, com especial enfoque no tema da sucessão. Acreditamos que investir na qualificação é investir na continuidade das nossas empresas, no futuro das nossas comunidades e na robustez do nosso tecido económico.

Convidamos todos os interessados - empresários, herdeiros e gestores - a conhecer esta oferta formativa, que responde de forma direta a uma das maiores necessidades da nossa economia: garantir que o legado das empresas familiares continue a crescer, com visão, com método e com futuro.

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, exibir conteúdos e anúncios personalizados, disponibilizar funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego do nosso website. Também partilhamos informações sobre a sua utilização do nosso website com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise de tráfego.